Repórter São Paulo – SP – Brasil

Saturnália: antigo ritual pagão com mais de 2.000 anos é celebrado até hoje em cidade da Inglaterra.

No mês de dezembro, diversas festividades e comemorações acontecem ao redor do mundo, como o Natal e o Chanucá. No entanto, existe um ritual pagão com mais de 2.000 anos que ainda é celebrado em uma cidade da Inglaterra.

A Saturnália, originária da Roma Antiga, é celebrada até hoje em Chester, cidade que comemora a ligação que a Grã-Bretanha tem com seu passado romano. No dia 14 de dezembro, as ruas de Chester foram tomadas pelas mesmas imagens, sons e cheiros que marcam as festividades da Saturnália desde os tempos romanos.

A Grã-Bretanha foi ocupada pelo Império Romano de 43 a 410 d.C., e o festival em homenagem a Saturno, o deus romano da agricultura e da colheita, era uma das celebrações mais populares do antigo império.

A Saturnália era originalmente celebrada apenas no dia 17 de dezembro, mas sua popularidade fez com que se estendesse até 23 de dezembro. Durante a celebração, os romanos esqueciam as regras sociais rígidas e até mesmo pessoas escravizadas podiam participar e se divertir. A troca de presentes, o excesso de comida e bebida eram algumas das tradições presentes na festa.

Em Chester, muitas das tradições romanas sobreviveram até os tempos modernos, e a cidade é conhecida por sua herança romana. A Saturnália é uma oportunidade de refletir a história de Chester e lançar o caos no mundo, segundo Cellan Harston, gerente de uma empresa de turismo na cidade.

A Saturnália também é uma forma de lembrar o passado de Chester e olhar para o seu futuro, de acordo com Lisa Denson, uma política local. A cidade romana realiza uma cerimônia oficial que inclui o acendimento de tochas e a distribuição de “presentes de luzes”.

A professora de arqueologia na Universidade de Chester, Caroline Pudney, destaca que as celebrações modernas da Saturnália são uma combinação do festival romano com as tradições vibrantes dos desfiles e procissões medievais da cidade. Mesmo com algumas adaptações, o desfile em Chester ainda mantém uma ligação intrínseca com Roma, como o momento em que um ator inicia as atividades com um discurso do imperador Domiciano, que governou na época da Deva Victrix.

Em suma, a Saturnália é uma celebração que mantém viva a conexão da cidade de Chester com seu passado romano, atraindo turistas e moradores locais para um espetáculo que mescla tradição e modernidade. Com suas raízes históricas e peculiaridades, a festividade se destaca no calendário de festas de dezembro, evidenciando a diversidade cultural e as tradições antigas que resistem ao tempo.

Sair da versão mobile