Programa Domingão Tarifa Zero aumenta em 35% o número de passageiros nos ônibus municipais aos domingos em São Paulo

O Programa Domingão Tarifa Zero foi implantado no último domingo (17) na cidade de São Paulo e já apresentou resultados positivos, com um aumento de 35% no número de passageiros utilizando os ônibus municipais em relação aos domingos anteriores. Esse crescimento foi de 2,2 milhões para 2,9 milhões de pessoas. Nas regiões periféricas, o aumento chegou a 38%.

A gratuidade no transporte público aos domingos é parte de um projeto permanente e já estabelecido por decreto. Além disso, o benefício será estendido para o Natal, Ano Novo e no aniversário da cidade, em 25 de janeiro. O objetivo é incentivar o uso do transporte público, ampliar o acesso ao lazer, melhorar a economia e a oferta de empregos.

Para utilizar o benefício, os passageiros devem usar o Bilhete Único para passar pela catraca, mas a tarifa não será cobrada no validador. Aqueles que ainda não possuem o bilhete podem ter a passagem liberada pelo cobrador ou motorista.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, expressou satisfação com a utilização dos usuários em destinos como a Praça da Sé, os parques do Carmo e Ibirapuera, destacando que as pessoas podem aproveitar mais a cidade aos domingos.

Durante a implantação do programa, os técnicos da SPTrans acompanharam a operação, monitorando as linhas mais movimentadas e orientando os passageiros. A prefeitura não registrou problemas nos postos da SPTrans sobre o novo programa e destacou o funcionamento dentro do planejado do sistema de bilhetagem eletrônica.

O prefeito Ricardo Nunes enfatizou que o principal motivo do passe livre é possibilitar que as pessoas conheçam a cidade e possam aproveitar os espaços culturais e esportivos, entre outras atividades. Além disso, ressaltou que a iniciativa pode estimular as pessoas a utilizar o transporte coletivo, contribuindo para melhorar o trânsito na cidade e colaborar com o meio ambiente.

Como parte do projeto, a prefeitura informou que não terá que aumentar os repasses de recursos para as concessionárias de ônibus, já que o sistema opera com 60% de ociosidade contratada das empresas.

Apesar de abrir mão de cerca de R$ 280 milhões por ano provenientes do pagamento das passagens, Nunes destacou o potencial da gratuidade para ativar a economia na cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida para a população aos domingos. Com isso, a expectativa é que a iniciativa traga benefícios não apenas para os usuários, mas também para a sociedade como um todo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo