Pesquisa da Unesco aponta insatisfação entre estudantes, professores e gestores com o Novo Ensino Médio

Os resultados de uma pesquisa realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) revelaram que a maioria dos estudantes, professores e gestores de escolas que implementaram o Novo Ensino Médio estão insatisfeitos com o novo modelo. A pesquisa entrevistou 2,4 mil professores, gestores e estudantes que atuaram ou estudaram em escolas públicas estaduais que implementaram o Novo Ensino Médio na 1ª série no ano de 2022.

De acordo com os dados divulgados, 56% dos estudantes, 76% dos docentes e 66% dos gestores estão insatisfeitos com as mudanças promovidas pelo Novo Ensino Médio. Enquanto 40% dos estudantes, 17% dos docentes e 26% dos gestores disseram estar satisfeitos. Os demais estavam ausentes, não sabem ou não responderam.

Uma das principais reclamações é que o que é ofertado pelas redes de ensino não tem correspondido ao que é demandado pelos envolvidos. Segundo a pesquisa, 86% dos estudantes elegeram a Formação Técnica e Profissional como uma das áreas de seu interesse, mas apenas 27% dos gestores informaram ofertar disciplinas ou cursos deste tipo em suas escolas.

Os gestores apontaram como maiores desafios para a implementação do Novo Ensino Médio a formação continuada para docentes e gestores, a adequação da infraestrutura, a obtenção de apoio técnico e aquisição e elaboração de material didático.

Já os professores consideram que a formação que receberam para implementar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e os itinerários formativos deixou a desejar, com 59% deles afirmando que a formação para a BNCC foi inadequada e 64% para os itinerários formativos.

A coordenadora do setor de Educação da Unesco no Brasil, Rebeca Otero, destacou que a pesquisa foi feita para subsidiar as tomadas de decisão do Ministério da Educação (MEC) e dos estados. E ressaltou a importância de levar em consideração o descompasso entre o que está sendo possível ofertar e o que está sendo demandado para que sejam criadas condições para melhor atender tanto estudantes quanto os professores e gestores.

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