Nordeste se prepara para chuvas volumosas ao longo da semana, com possibilidade de até 100mm em 24 horas

A previsão do tempo para os próximos dias na Região Nordeste é de chuvas intensas. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de terça-feira (19) até sexta-feira (22) será marcado por chuvas volumosas em praticamente todo o Nordeste. As áreas que devem ser mais afetadas são o sul e centro-sul da Bahia, centro e sul do Maranhão e o Piauí.

Segundo o Inmet, a ocorrência das chuvas está relacionada à circulação atmosférica em vários níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no Oceano Atlântico, ao sul da Bahia. Além disso, o aumento da umidade na região está ligado à oscilação de Madden-Jullian, fenômeno de variabilidade intrassazonal, que gera chuvas acima do normal.

O instituto também alerta que a chuva deve atingir o sul da Bahia a partir de terça-feira e depois se espalhar pelo interior do Nordeste, afetando quase toda a região, com maior intensidade durante a madrugada. Em alguns locais, o volume de chuva pode superar os 100 milímetros em 24 horas, principalmente no litoral sul da Bahia.

Flaviano Fernandes, meteorologista do Inmet, destacou que chuvas intensas já ocorreram na manhã de segunda-feira (18) no Ceará e no Piauí, devido aos sistemas vorticiclônicos em altos níveis na borda oeste. Ele também informou que uma frente fria ligada a esses sistemas poderá ocasionar mais chuvas não apenas no sul da Bahia, mas se espalhando por toda a região Nordeste.

Segundo o meteorologista, todas as regiões do Nordeste estão favoráveis para ocorrência de chuvas, com destaque para o interior, mas sem descartar o litoral leste e norte. Ele ressaltou que também poderão ocorrer chuvas mais significativas, principalmente entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba. Com a chegada da frente fria no sul da Bahia, também é esperado chuvas mais intensas no Recôncavo baiano.

Portanto, a população da Região Nordeste deve se manter atenta e preparada para enfrentar possíveis transtornos causados pelas chuvas intensas nos próximos dias.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo