Grupo de estudos sobre privatização da Sabesp retoma atividades em fevereiro de 2024 para debater impactos da possível venda.

A Comissão Especial de Estudos Relativos ao Processo de Privatização da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) retomou suas atividades nesta última segunda-feira (18/12), com o objetivo de buscar informações sobre os impactos que a eventual privatização da empresa pode trazer para a capital paulista.

O grupo de estudos tem recebido diversos profissionais do setor de saneamento para falar sobre o tema desde a primeira reunião em novembro do ano passado. Na reunião desta segunda-feira, contou com a presença de Paulo Massato, ex-diretor da Sabesp, e Karla Bertocco Trindade, ex-presidente da companhia. Durante o encontro, os convidados responderam a questionamentos dos parlamentares que integram o colegiado.

O presidente da Comissão, o vereador Sidney Cruz (Solidariedade), ressaltou a importância dos estudos para a cidade de São Paulo, afirmando que é vital para garantir os direitos da população. Além de Cruz, integram o colegiado os vereadores Isac Félix (PL), vice-presidente da Comissão, Rubinho Nunes (União), relator, Sansão Pereira (Republicanos), sub-relator, e os demais integrantes Danilo do Posto de Saúde (PODE), Hélio Rodrigues (PT), Luana Alves (PSOL), Marlon Luz (MDB) e Xexéu Tripoli (PSDB).

No encontro, o ex-diretor da Sabesp, Paulo Massato, ressaltou que uma empresa estatal tem melhores condições para adquirir empréstimos devido à obtenção de taxas de juros mais baixas e prazos de pagamento mais longos. Ele também destacou a previsão de antecipar as metas de universalização do serviço de água e esgoto de 2033 para 2029, e a dificuldade em manter a promessa de não aumentar as tarifas.

Karla Bertocco Trindade, ex-presidente da Sabesp, demonstrou preocupação com a capacidade de investimentos da empresa enquanto pública, enfatizando a dificuldade de ampliação dos investimentos anuais.

O Projeto de Lei que propõe a privatização da Sabesp foi aprovado pelos deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) no último dia 6. Durante a reunião, também foram aprovados três requerimentos, solicitando a presença de representantes da equipe de Assessoria e Consultoria de Urbanismo e Meio Ambiente nas reuniões da Comissão, e convidando especialistas em saneamento para contribuir com informações nos próximos encontros.

A próxima reunião da Comissão de Estudos está agendada entre a primeira e a segunda semana de fevereiro de 2024. Esta reunião está disponível na íntegra em um vídeo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo