Repórter São Paulo – SP – Brasil

São Paulo levará sete experiências turísticas para o Salão Nacional do Turismo em Brasília no mês de dezembro.

A Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo marcará presença no Salão Nacional do Turismo 2023, que acontece entre 15 e 17 de dezembro, no Mané Garrincha, em Brasília, e levará ao público sete áreas de experiências para apresentação dos produtos turísticos paulistas.

Entre elas são apresentadas oficina de bonecas, observações de aves e baleias, degustações de pratos típicos paulistas. O Salão Nacional é um evento promovido pelo Ministério do Turismo em conjunto com sistema S e os Estados para mobilizar, promover e comercializar roteiros, experiências e produtos turísticos nacionais.

“O Salão do Turismo é uma verdadeira celebração dos destinos turísticos brasileiros e uma vitrine para as 27 Unidades da Federação brasileira. Com certeza, São Paulo terá um espaço de destaque no evento, levando essas experiências únicas para que o público tenha uma ideia e vivencie um pouco do que São Paulo tem para oferecer”, destacou Roberto de Lucena, secretário da Setur-SP. O Salão do Turismo espera receber 10 mil pessoas por dia.

Uma das experiências será de Turismo Rural | Pereira Barreto, com degustação de produtos gastronômicos do interior paulista que representam a cultura caipira; e o Rural | Barretos, uma vivência de Peão com Chapéu e Chaparreira de Barretos. A experiência consiste em oferecer aos visitantes a oportunidade de se envolverem com a cultura e tradição do Turismo Rural de São Paulo através da vestimenta típica de peão.

Outro espaço será o Cultural | São Paulo, com degustação do tradicional sanduíche de mortadela e a experiencia Tendências – Afroturismo | Rota da Liberdade, que consiste na Oficina de bonecas Abayomi, produzida pelas mulheres negras como forma de amuleto e um símbolo do amor.

Também para conhecer mais de perto São Sebastião, que tem como destaque o segmento de Sol e Praia, o público poderá vivenciar a observação de Baleias, com óculos de realidade virtual. Todos os anos as baleias migram para a costa brasileira procurando águas mais quentes e rasas para acasalarem e parir seus filhotes, tendo como destino Arquipélago de Abrolhos, na Bahia, onde se reproduzem. Já no espaço de Ilhabela, o visitante poderá destinar parte de seu tempo para a observação de aves, uma experiência de realidade aumentada para divulgar esse tipo de turismo que vem ganhando espaço.

Outra experiência é a de Natureza chamada Vale do Ribeira – Grande Reserva da Mata Atlântica – Experiência com Rochas Bioluminescentes que são encontradas no coração da Mata Atlântica, na região das cavernas do Vale do Ribeira em São Paulo.

Em parceria com o Senac, a Setur-SP levará oficinas e aula show de pratos típicos e representativos da gastronomia brasileira, elaborados por chefs de cozinha. Um dos pratos será o cuscuz paulista, criado a partir do cuscuz berbere que foi modificado com influências indígena e de imigrantes europeus, e será apresentado pela chef Dahora.

Com o Senac, o evento contará com mostra de manifestações artísticas para divulgar a cultura representativa das Unidades Federadas e estimular o turismo por meio da promoção da diversidade cultural brasileira. São Paulo estará com o Samba de Dandara, samba de empoderamento e exaltação às mulheres sambistas, às grandes compositoras, às grandes intérpretes, às guerreiras do samba.

Para apresentar o artesanato, junto com o Sebrae, o evento terá um espaço para a comercialização do artesanato brasileiro. A Setur-SP estará com os Figureiros de Taubaté, artistas populares do Vale do Paraíba que recriam com barro figuras e cenas do seu dia a dia, ou do seu imaginário. A arte é reconhecida por figuras típicas dos presépios, como ovelhas, bois e galinhas.

O evento também mostrará um espaço para apresentar, em parceria com o Sebrae, as inovações de destinos brasileiros que estão trabalhando o turismo de forma inteligente. Para este momento, o turismo de São Paulo apresenta Ilhabela, uma das 12 cidades escolhidas entre os 340 municípios brasileiros pelo Programa Turismo Futuro Brasil, uma parceria do Sebrae Nacional e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A programação do Salão Nacional do Turismo inclui a cerimônia de abertura, apresentações culturais no palco SESC e a cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo, além de reuniões específicas para secretários estaduais de turismo e convidados.

Este é um evento que visa promover o turismo brasileiro, impulsionando o setor e oferecendo ao público a oportunidade de conhecer e vivenciar as diversas atrações turísticas de São Paulo e de outros estados. Com a participação de entidades como o Sistema S e o Sebrae, o Salão Nacional do Turismo busca celebrar a riqueza cultural e turística do país, proporcionando experiências únicas aos visitantes.

Sair da versão mobile