Investimento em tecnologia e práticas sustentáveis impulsiona produção de cachaça paulista

O investimento contínuo no aprimoramento da produção de cachaça é uma realidade cada vez mais presente no Estado de São Paulo. O lançamento do 1º Concurso Estadual da Cachaça Paulista mostra o compromisso em fortalecer, valorizar, divulgar e resgatar culturalmente a produção de cachaça no estado. Além disso, o concurso busca promover a sustentabilidade da cadeia produtiva da cachaça paulista.

Os Institutos de Pesquisa da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, têm desempenhado um papel fundamental nesse investimento. O Grupo de Estudos da Cadeia da Cachaça (Gecca) tem atendido às demandas da cadeia produtiva e realizado estudos e pesquisas em parceria com universidades, instituições e Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (Cati).

Os pesquisadores têm se dedicado a fomentar a cadeia de produção da cachaça por meio de estudos de variedades de cana-de-açúcar e inovações tecnológicas. A adoção de novas tecnologias está em constante evolução no setor, juntamente com as boas práticas no processo de produção, à qualidade da cana-de-açúcar como matéria-prima, às linhagens de levedura para fermentação, aos cuidados com a destilação e à dinâmica da comercialização.

O Estado de São Paulo tem se destacado na produção de cachaças de excelente qualidade, reconhecidas em concursos nacionais e internacionais de destilados. A visão é de que a cachaça hoje tem um novo status, destinado a um nicho de consumidores mais exigentes e dispostos a pagar mais por uma bebida diferenciada.

Além disso, o Programa Cana do Instituto Agronômico (IAC-Apta) está realizando testes com quatro variedades de cana-de-açúcar em regiões produtoras de cachaça do Litoral Norte de São Paulo e do Estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Guilherme Piai, a iniciativa do governo do Estado fortalece o setor e garante competitividade à cachaça paulista. “Esse concurso é uma joia da secretaria. Em sua primeira edição, já está fazendo história”, concluiu.

As pesquisas e ações do Gecca refletem o compromisso do Estado de São Paulo em manter a excelência na produção de cachaça e em promover a sustentabilidade da cadeia produtiva. A iniciativa representa um avanço significativo no setor e promete fortalecer a posição da cachaça paulista no cenário nacional e internacional.

Siga o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp: https://bit.ly/govspnozap

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo