Reaplicação do Provão Paulista permite acesso direto ao ensino superior para 6.348 estudantes da 3ª série do Ensino Médio

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza, nos dias 14 e 15 de dezembro, a reaplicação do Provão Paulista Seriado para 6.348 estudantes da rede pública matriculados na 3ª série do Ensino Médio. A ação visa facilitar o acesso direto ao ensino superior para os estudantes.

A reaplicação abrange alunos matriculados em unidades de ensino das redes estadual, municipal e das Etecs localizadas em cidades com feriados nos dias 29 e 30 de novembro, datas oficiais da aplicação do Provão Paulista, além de estudantes de escolas indígenas do Estado e das classes prisionais. A reaplicação também atende estudantes de escolas que registraram erro na base de dados na inscrição para as provas.

As provas seguem a mesma ordem das avaliações entregues aos estudantes nos dias 29 e 30 de novembro. No primeiro dia, serão avaliadas as áreas de Linguagens e suas Tecnologias, que inclui questões de língua portuguesa e língua inglesa, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias, formada pelos componentes de física, química e biologia. No segundo dia, os estudantes responderão as provas de Matemática e suas Tecnologias, e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, que incluem questões de história, geografia, sociologia e filosofia. Além disso, os alunos terão que fazer uma redação dissertativo-argumentativa.

As provas desta quinta e sexta-feira serão aplicadas na escola de origem dos estudantes. No primeiro dia, a prova será aplicada das 8h às 12h, com uma hora a mais para pessoas com deficiência. Na sexta, as provas serão das 8h às 13h, por conta da redação, também com horário estendido para estudantes com deficiência.

Os gabaritos da reaplicação serão divulgados a partir do dia 18 de dezembro no site da prova. Já os resultados serão divulgados pela Educação no dia 26 de janeiro de 2024. Todos os alunos que prestaram o Provão Paulista, incluindo os que tiveram acesso à reaplicação, precisam escolher, até dia 22 de dezembro, os cursos de preferência para o ensino superior, a fim de garantir uma das 15.369 vagas disponíveis para o ano de 2024.

Essa primeira edição do Provão Paulista disponibilizará vagas em cursos superiores a partir de parceria inédita da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo com a Universidade de São Paulo, Universidade Estadual Paulista, Universidade Estadual de Campinas, Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo e Universidade Virtual do Estado de São Paulo.

Para realizar a escolha dos cursos, os alunos precisam acessar o portal de escolhas utilizando o nome e RA (registro do aluno) ou o nome e CPF, dependendo da rede de ensino em que estão matriculados. Cada estudante pode optar por até 11 cursos diferentes.

É fundamental que os alunos prestem atenção aos prazos e realizem a escolha dos cursos de preferência dentro do prazo estipulado. A divulgação dos resultados e a classificação para o ensino superior são etapas importantes para o ingresso dos estudantes em instituições de ensino superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo