Heinze enfatizou que o edital também prevê a sinalização da futura rota da hidrovia Brasil-Uruguai. Ele afirmou que, após a dragagem e sinalização estarem em andamento no primeiro ano, a intenção é conceder a gestão da hidrovia no segundo ano, tornando-a a primeira hidrovia com pedágio no Brasil. O senador argumentou que essa concessão será de grande importância para as regiões norte e nordeste do Uruguai.
O senador também mencionou um encontro que teve com o presidente do Uruguai, Luís Lacalle Pou, em março de 2020, no qual discutiram parcerias para melhorar o transporte de cargas, especialmente de produtos agrícolas, e diversificar as atividades econômicas, visando aumentar a produção de alimentos em uma das regiões mais pobres do Uruguai. Heinze ressaltou que, além de melhorar a logística de importação e exportação, a dragagem e sinalização da hidrovia também reduzirão os custos de transporte.
Ele explicou que a dragagem e sinalização da hidrovia possibilitarão a diversificação da região e o aumento da produção, facilitando o transporte de produtos uruguaios até o Porto de Rio Grande. Como exemplo, citou que o adubo, essencial para o plantio na região, atualmente deve percorrer quase 500 quilômetros de Montevidéu até a região em caminhões, enquanto a hidrovia encurtará essa distância para 200 quilômetros, proporcionando redução de custos de transporte.
A assinatura do edital de licitação para a dragagem do canal São Gonçalo representa um avanço significativo para o comércio e para a logística de transporte entre Brasil e Uruguai, com potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico e a produção agrícola. A expectativa é de que a hidrovia Brasil-Uruguai facilite e torne mais econômico o transporte de mercadorias, contribuindo para um aumento significativo das relações comerciais bilaterais.