Febrace 2024: 200 projetos avançam para a mostra presencial após bancas de avaliação online

Estudantes da rede de Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) administradas pelo Centro Paula Souza (CPS) se destacaram na 22ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP).

Ao todo, 15 projetos de Etecs passaram para a semifinal do evento, que serão realizadas por meio de bancas de avaliação online em janeiro de 2024. Os projetos classificados foram selecionados por um júri composto por centenas de professores e pesquisadores de diferentes universidades e centros de pesquisa em todo o país. Entre os destaques, a Etec Bento Quirino, de Campinas, obteve a classificação de quatro projetos, o que foi motivo de comemoração para o diretor da instituição, Luis Gonzalez.

Os 200 projetos que avançaram para a mostra presencial em março de 2024 na USP, também terão exposição em ambiente virtual. A seleção dos finalistas levará em conta critérios como criatividade e inovação, conhecimento científico do problema, forma de levantamento de dados e condução do projeto, profundidade da pesquisa, clareza na apresentação da documentação do projeto e na apresentação oral.

Entre os projetos das Etecs classificados para a semifinal da Febrace, estão: análise da inserção de fibra vegetal do cânhamo no concreto estrutural, descarte consciente de resíduos, sistema de coleta de dados climáticos com triangulação de estações meteorológicas de baixo custo, entre outros.

A mostra em março promete reunir os mais promissores projetos das Etecs, oferecendo um espaço de visibilidade e reconhecimento para o trabalho dos estudantes. A expectativa para a fase final é alta, e a comunidade das Etecs segue na torcida pelo êxito dos representantes da instituição. Aproveite para seguir o canal “Governo de São Paulo” no WhatsApp através do link https://bit.ly/govspnozap.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo