Repórter São Paulo – SP – Brasil

Estudo aponta avanço na qualidade de ensino para pessoas negras, mas não resolve desigualdade racial na educação brasileira.

O avanço da qualidade de ensino para pessoas negras no Brasil na última década é um dos principais destaques de um novo estudo realizado pelo Cedra (Centro de Estudos e Dados sobre Desigualdades Raciais). Segundo o estudo, apesar desse avanço, a desigualdade racial na educação do país ainda persiste.

De acordo com os pesquisadores, os estudantes negros em 2019 obtiveram índices semelhantes ao que os brancos tinham em 2010. Isso demonstra que, apesar dos avanços, a desigualdade racial continua presente no sistema educacional.

Um dos dados mais significativos apontados pelo estudo é a diferença na taxa de aprovação entre alunos negros e brancos no ensino médio. Enquanto a taxa de aprovação dos alunos negros cresceu de 74% para 84,3%, a dos brancos foi de 81,9% para 89,4%. Essa diferença, embora tenha diminuído ao longo dos anos, ainda é um reflexo da desigualdade étnico-racial existente no Brasil.

Outro ponto relevante do estudo é a análise da distorção idade-série, que ainda afeta de forma significativa os estudantes negros. A pesquisa mostra que, apesar da redução nesse indicador, a distorção idade-série continua sendo uma realidade para muitos alunos negros, levando a um aumento da presença de alunos negros na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Além disso, o estudo revela que as desigualdades alcançam também o perfil racial das escolas, com unidades de ensino predominantemente brancas apresentando um percentual maior de professores com formação adequada em comparação com escolas onde a maioria dos alunos é negra.

Apesar dos avanços proporcionados pela Lei de Cotas para acesso ao ensino superior, o estudo aponta que a desigualdade étnico-racial ainda persiste nessa etapa. A quantidade de mulheres negras no ensino superior, por exemplo, ainda é significativamente menor do que a de mulheres brancas.

Portanto, apesar dos avanços na qualidade de ensino para pessoas negras, o estudo do Cedra destaca a necessidade de políticas educacionais mais focadas nos estudantes negros, a fim de superar as desigualdades raciais na educação do país. A análise dos dados do Censo Escolar da Educação Básica e da Pnad revelou diversos aspectos que precisam ser considerados e abordados para alcançar uma verdadeira equidade no sistema educacional.

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