96,95% do rebanho bovino paulista imunizado contra a febre aftosa; prazo para declaração da vacinação vai até dia 22

Segundo dados do Sistema de Gestão de Defesa Animal e Vegetal (Gedave), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, a campanha de vacinação contra febre aftosa alcançou 96,95% do rebanho bovino paulista até o último dia 11. Esse índice corresponde a 4.807.624 animais imunizados, marcando mais uma etapa de sucesso na luta contra essa doença que afeta o gado.

Vale lembrar que o prazo para os pecuaristas declararem a vacinação de seus animais vai até o dia 22 de dezembro. A declaração é fundamental e obrigatória e, caso não seja realizada, os produtores podem ser multados em até R$171,30 por cabeça que deixar de ser vacinada e até R$102,78 por cabeça que deixar de ser comunicada.

A vacinação contra a febre aftosa é destinada aos animais com até 24 meses de idade, protegendo o rebanho bovino dessa enfermidade. Já a vacinação contra brucelose, que é uma doença infectocontagiosa que afeta principalmente as fêmeas bovinas, deve ser feita em animais de três a oito meses de idade.

Uma novidade deste ano é que a declaração de vacinação pode ser feita de forma eletrônica, através do sistema informatizado Gedave. No entanto, caso não seja possível, os produtores podem acessar e preencher a declaração pela internet e encaminhá-la por e-mail ou entregar pessoalmente em uma Unidade de Defesa Agropecuária.

A iniciativa de imunização do rebanho é de extrema importância para garantir a sanidade dos animais e manter a qualidade da produção pecuária. Ações como essa contribuem para o fortalecimento do setor agropecuário e para a manutenção do status sanitário favorável do Estado de São Paulo. Com isso, o governo demonstra seu compromisso em promover a saúde animal e a segurança alimentar para a população.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo