Senado confirma indicação de economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para diretor do Banco Central com ampla maioria de votos.

Nesta terça-feira (12), o Plenário do Senado aprovou por ampla maioria a indicação dos economistas Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti para ocuparem cargos de diretores do Banco Central. Rodrigo Teixeira, que teve sua indicação aprovada pelo MSF 78/2023, obteve 50 votos favoráveis e apenas três contrários. Já Paulo Picchetti, indicado pelo MSF 79/2023, recebeu 53 votos a favor, quatro contrários e uma abstenção.

Essa aprovação pelo Senado confirma as indicações que já haviam sido aprovadas em sabatina na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) no final de novembro. A mensagem da indicação de Rodrigo Alves Teixeira foi relatada na CAE pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS) e o economista irá assumir a vaga deixada por Maurício Costa de Moura, cujo mandato se encerra no próximo dia 31 de dezembro. Teixeira tem uma ampla formação acadêmica, com graduação, mestrado e doutorado em Economia pela Universidade de São Paulo (USP), além de atuar como analista do Banco Central desde 2002 e lecionar em universidades renomadas.

Já a mensagem da indicação de Paulo Picchetti foi relatada pelo senador Oriovisto Guimarães (Podemos-PR), e o economista irá ocupar a vaga deixada por Fernanda Magalhães Rumenos Guardado, também com término de mandato marcado para o final do ano. Picchetti é formado em Economia pela PUC-SP, com mestrado na USP e doutorado na University of Illinois (Estados Unidos), além de ser pesquisador e professor em instituições renomadas.

Essa votação no Senado representa um passo importante na composição da diretoria do Banco Central, com a escolha de dois profissionais qualificados e com experiência na área econômica. As indicações tiveram respaldo tanto na CAE quanto no Plenário, demonstrando o reconhecimento da capacidade e idoneidade dos indicados para ocupar essas importantes posições no Banco Central. Com isso, Rodrigo Alves Teixeira e Paulo Picchetti estarão prontos para contribuir de forma significativa para as decisões econômicas do país.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo