Campanha Fique Sabendo divulga balanço com 16ª edição da testagem rápida para HIV e sífilis em Diadema.

A Secretaria Municipal da Saúde de Diadema divulgou o balanço da 16ª Campanha Fique Sabendo, que teve como objetivo intensificar a testagem rápida para HIV e sífilis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e outros postos itinerantes da ação, como Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs), Restaurante Bom Prato e Centro Pop. Durante a campanha, que aconteceu entre os dias 1 e 7 de dezembro, foram realizados 1.970 testes de HIV, 1.932 de sífilis, 236 de hepatite B e 302 de hepatite C. Dos testes realizados, cinco foram reagentes para HIV, 95 para sífilis e dois para hepatite C, representando um percentual de 0,25% para HIV e 4,9% para sífilis.

Apesar do pequeno percentual de testes reagentes, é fundamental ressaltar a importância do diagnóstico precoce, que possibilita o início imediato do tratamento e acompanhamento das pessoas diagnosticadas. Desde o início do ano, foram realizadas 8.679 testagens e confirmados 91 casos de HIV. Atualmente, 1.740 pessoas estão em tratamento no município. Esses números reforçam a necessidade de campanhas como a Fique Sabendo, que visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce dessas infecções sexualmente transmissíveis.

A testagem para HIV e sífilis é uma medida fundamental para o controle dessas doenças, pois permite identificar casos que, se não diagnosticados e tratados precocemente, podem evoluir para quadros mais graves de saúde. Além disso, o tratamento adequado dessas infecções contribui para a redução da transmissão e o enfrentamento do estigma e preconceito relacionados a essas doenças.

A realização de campanhas de testagem em larga escala, como a Fique Sabendo, é uma estratégia eficaz para atingir um grande número de pessoas e garantir o acesso ao diagnóstico e tratamento, contribuindo para a promoção da saúde da população. A SMS de Diadema continua incentivando a população a realizar a testagem para HIV, sífilis e outras infecções sexualmente transmissíveis, reforçando a importância do cuidado com a saúde individual e coletiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo