Volume de vendas no varejo cresce 2,1% em novembro, impulsionado pela Black Friday, segundo Índice de Atividade Econômica Stone Varejo

O mês de novembro apresentou um incremento de 2,1% no volume de vendas no varejo em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo a 11ª edição do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo, realizado em parceria com o Instituto Propague. Esse aumento sucede uma queda de 1% registrada em outubro, que teve seus dados revisados.

O desempenho positivo foi impulsionado pela Black Friday, que teve impacto significativo nos setores de mercado. De acordo com o pesquisador econômico e cientista de dados da Stone, Matheus Calvelli, esse cenário aponta para uma melhora e estabilidade, porém, ressalta a necessidade de cautela. Ele destaca a importância de os empreendedores estarem atentos a esses indicadores e de adotarem estratégias adaptativas para impulsionar seus negócios, sobretudo considerando o próximo ano.

Setores como móveis e eletrodomésticos apresentaram um aumento de 5,5%, seguidos por tecidos, vestuário e calçados com 2,7%. Os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo também registraram um leve aumento de 0,4%, enquanto o setor de material de construção teve uma elevação de 0,2%. Por outro lado, os segmentos de livros, jornais, revistas e papelaria cederam 5,6%, e os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, perfumaria e cosméticos caíram 1,8%.

No que diz respeito aos Estados, Tocantins, Distrito Federal, Pará, Espírito Santo, Rondônia e Mato Grosso do Sul foram os que apresentaram os maiores aumentos no volume de vendas, com percentuais que variaram de 3,2% a 6,2%. Por outro lado, Alagoas, Amapá, Acre, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Goiás registraram quedas que variaram de 1,6% a 12,2%.

O resultado do Índice de Atividade Econômica Stone Varejo mostra um cenário de retomada para o varejo, principalmente em virtude do desempenho positivo impulsionado pela Black Friday. Esta recuperação vem em um momento de desafios e incertezas econômicas, o que ressalta a importância de estratégias adaptativas para a sustentabilidade e crescimento dos negócios no próximo ano.

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