São Bernardo Do Campo recebe certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

São Bernardo recebe certificação do Ministério da Saúde pela eliminação da transmissão vertical do HIV

No último dia 8 de dezembro, São Bernardo recebeu uma importante certificação emitida pelo Ministério da Saúde. O município comprovou que zerou a transmissão do vírus HIV de mãe para filho, atendendo aos critérios de avaliação da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Organização Pan-americana de Saúde (OPAS). Com isso, a cidade se torna um exemplo na luta contra a transmissão vertical do HIV.

O certificado emitido pelo Ministério da Saúde é uma comprovação de que, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) de São Bernardo, não houve contaminação durante gestação, parto ou amamentação do vírus causador da Aids. O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, destacou a importância desse reconhecimento para o avanço das políticas públicas na cidade.

Um dos índices analisados para a concessão do certificado foi o teste de detecção do HIV, realizado no primeiro trimestre de gestação. Segundo dados, 100% das gestantes atendidas pelo município realizaram o teste em 2021, um aumento em relação aos 97% de 2020.

A Comissão Nacional de Validação (CNV) avaliou diversos critérios de impacto dos últimos dois anos, especialmente os relacionados à quantidade de gestantes soropositivas, o acompanhamento desde o pré-natal até o parto, a cobertura mínima de consultas pré-natais, a taxa de transmissão vertical do HIV e o acompanhamento do bebê nos primeiros anos de vida, entre outros.

A transmissão vertical do HIV ocorre quando a mãe não é diagnosticada ou tratada adequadamente, o que representa um risco de transmissão da infecção para o bebê durante a gestação, parto e amamentação. Para evitar esse tipo de transmissão, a Prefeitura de São Bernardo atua em diversas frentes, utilizando protocolos e acompanhamento clínico rigoroso das gestantes soropositivas e de seus bebês.

Além disso, o município mantém um Programa Municipal IST, que oferece atendimento diário aos portadores do vírus HIV e Hepatites Virais na Policlínica Centro. A equipe multiprofissional é composta por infectologistas, psiquiatras, hepatologistas, ginecologistas, assistentes sociais, dentistas, enfermeiros, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas e orientadores.

Com a conquista desse certificado, São Bernardo reforça seu compromisso com a saúde pública e se destaca como um exemplo a ser seguido na luta contra a transmissão vertical do HIV.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo