Governador de Alagoas determina desapropriação de área após desabamento de mina da Braskem em Maceió

O governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), anunciou uma medida de grande impacto após o desabamento da mina 18 da Braskem em Maceió. Dantas determinou a desapropriação de toda a área no entorno da mina, e os ex-moradores devem receber da empresa valores proporcionais aos seus imóveis atingidos.

Em pronunciamento transmitido pelo Instagram, Dantas enfatizou o compromisso em fazer a Braskem pagar por todo o mal feito ao povo. Além disso, o governador afirmou que na área esvaziada deverá ser feito um parque estadual em respeito à memória de todos que construíram suas vidas ali.

O desabamento ocorreu neste último domingo, por volta das 13h15, e felizmente a área afetada já havia sido desocupada, não causando vítimas. A mina estava sob monitoramento devido a abalos sísmicos e afundamento, e as operações foram interrompidas em 2019, após os primeiros sinais de afundamento do solo. Desde então, a empresa vem trabalhando para preencher as cavidades das 35 minas no local.

A velocidade de afundamento da mina 18 se acelerou no sábado, chegando a 0,54 cm/h, conforme boletim emitido pela Defesa Civil. O município já estava em estado de emergência por 180 dias desde o dia 29 de novembro. Abel Galindo, professor de engenharia civil na UFAL, foi o primeiro a alertar sobre a possibilidade de desabamento das minas escavadas pela Braskem e afirmou que um estudo amplo deve ser conduzido com urgência para medir os impactos na região.

Este desastre levou a uma situação crítica, com a perda de equipamentos por parte de todos os grupos que acompanhavam a mina. Agora, equipes apoiadas pelo poder público estão planejando voos sobre o local e expedições a barco para avaliar a situação.

Diante de toda essa situação, a Braskem se diz solidária à população e atenta a todos os desdobramentos. A desapropriação da área no entorno da mina representa um passo importante para a busca por soluções e justiça para todos os afetados por esse desastre.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo