Secretário de Agricultura de São Paulo lança concurso de qualidade da cachaça paulista e programa para produção de orgânicos

O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), anunciou a realização do 1º Concurso Estadual de Qualidade da Cachaça Paulista “Cachaça.SP”, em evento que acontecerá na sede da secretaria na próxima quarta-feira (13), a partir das 14h.

Durante o evento, o secretário de Agricultura do Estado, Guilherme Piai, vai apresentar o novo plano de ações para incentivar a produção de orgânicos no Estado, chamado PLEAPO. O objetivo do concurso é avaliar, valorizar e divulgar a tradicional bebida produzida no Estado de São Paulo, estabelecendo um referencial de qualidade para os consumidores.

Artigos relacionados

A solenidade também contará com a participação de toda a Secretaria de Agricultura, da extensão rural através da CATI, da área de pesquisa com a APTA Regional, Defesa Agropecuária e de toda a cadeia produtiva que faz parte das Câmaras Setoriais.

Além disso, Guilherme Piai vai anunciar a primeira edição do Plano Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica (PLEAPO), visando o desenvolvimento da produção de alimentos livres de defensivos químicos, incentivando a certificação das propriedades rurais e facilitando o acesso a novos mercados e linhas de créditos específicas.

O evento também abordará temas como sementes orgânicas e bioinsumos, aplicativos para compras públicas orgânicas e preços, o Projeto Vinhedo Agroecológico e a construção e importância do PLEAPO.

Além disso, o evento contará com a presença de oito cadeias agrícolas, que vão expor seus produtos para venda e degustação, como mel, café, queijo, leite, ovos e derivados, frutas e produtos artesanais do agro paulista. O secretário estará disponível para responder perguntas de jornalistas ao final do evento.

O evento promete ser uma oportunidade única para celebrar e divulgar a tradicional bebida paulista, além de apresentar novas iniciativas e oportunidades no setor agrícola do Estado de São Paulo. A participação de diversos setores da Secretaria de Agricultura e de representantes da cadeia produtiva demonstra o comprometimento do governo em promover o desenvolvimento sustentável e a valorização da produção agrícola no estado.

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo