Prefeito de São Paulo sanciona aumento de gratificação para policiais e GCMs na Operação Delegada e anuncia revitalização no centro da cidade

O projeto de lei municipal 511/2023, que aumenta o valor da gratificação por desempenho aos policiais militares e civis e da atividade complementar dos GCM (Guardas Civis Metropolitanos) que atuam na Operação Delegada na região da cracolândia, foi sancionado pelo prefeito Ricardo Nunes em uma cerimônia realizada no Shopping Light, no centro de São Paulo, na última sexta-feira (8). O governador Tarcísio de Freitas também esteve presente no evento.

A Operação Delegada foi criada para que os oficiais reforcem o policiamento durante suas folgas, e o aumento previsto no projeto de lei foi uma forma de incentivar mais policiais a se voluntariarem para o serviço. O projeto formaliza acréscimos de 20% para atuação dos oficiais no período noturno, entre 22h e 6h, independentemente da localidade, e de 30% para trabalho em regiões consideradas estratégicas, definidas pelo município.

Durante o evento, o prefeito explicou que o convênio para a operação delegada foi aumentado para 2.400 homens, e anunciou o aumento da remuneração em 20% para a operação delegada noturna, além de um acréscimo de 30% para os policiais que trabalharem nas áreas prioritárias definidas pela Secretaria Municipal de Segurança Urbana. Os novos valores previstos no projeto foram especificados, com soldados, cabos, sargentos e subtenentes passando a receber R$ 328,90 por período de oito horas na Atividade Delegada, e oficiais tendo direito à remuneração de R$ 394,68 pelo mesmo período. Os adicionais noturnos e para as regiões estratégicas também foram divulgados.

Além do projeto de lei, no mesmo evento, prefeito e governador autorizaram a disponibilização de quatro edifícios que poderão abrigar serviços públicos ou privados no centro, como parte do projeto de revitalização da região central da capital. Entre os imóveis disponibilizados estão o antigo prédio do Instituto de Previdência do Estado e o edifício Canadá, disponibilizados pelo governo do estado, e dois edifícios na rua Conselheiro Crispiniano, próximos à praça Ramos de Azevedo, oferecidos pela prefeitura.

O governador Tarcísio destacou a importância da ação coordenada entre prefeitura e Estado para alcançar o êxito desejado, enfatizando que na segurança pública não se pouparão esforços e recursos para aplicar em efetivo, monitoramento e em tecnologia. Com isso, a cerimônia marca um passo importante para a valorização dos agentes de segurança e o início de um projeto de revitalização urbana para o centro de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo