Casal cuida diariamente de 106 gatos, oferecendo abrigo, alimentação e cuidados especiais em bairro afetado por desastre ambiental.

A advogada Sandra de Cássia Catão, de 50 anos, e o músico Walfrido José Barbosa Chaves, de 55 anos, se dedicam diariamente a cuidar de mais de 100 gatos, entre os que vivem em sua casa e os que moram nas ruas do bairro de Bebedouro, em Maceió (AL). O casal alimenta, dá abrigo e cuida dos animais com todo o carinho e amor, dedicando-se a essa rotina há três anos e dois meses.

Com nomes característicos e que refletem suas personalidades, como Elvis Presley e Fábio Assunção, os gatos são tratados como filhos, amor e bebês. A advogada relembra que começou a alimentar os animais em outubro de 2020, quando as pessoas começaram a sair do bairro, resultando em um aumento no número de animais abandonados.

Sandra e Walfrido alugaram uma casa próxima à rota em que alimentam os gatos, a fim de ficarem perto das 15 ruas onde residem os animais. Durante a visita da reportagem, comandada por Sandra, foi possível conhecer a residência do casal e os animais. Em seguida, a reportagem acompanhou Walfrido pelas ruas em que distribui ração e água, sendo seguido pelos gatos. Este último também se preocupa em proteger os bichos, abrindo buracos nas casas para que possam se esconder e ter rotas de fuga.

Com as mudanças no trânsito de Maceió devido ao risco de colapso da mina 18, localizada no bairro do Mutange, os gatos voltaram a conviver com veículos, aumentando o risco de atropelamentos. No entanto, os animais encontram conforto na voz de Walfrido, que os acaricia e alimenta diariamente. A dedicação do casal é intensa, com cerca de 10 kg de ração distribuídos diariamente, além de despesas com cuidados veterinários para os gatos acolhidos.

Sandra conta que gastou mais de R$ 3.000 para colocar tela em toda a residência, a fim de impedir que os gatos saiam. Além disso, ela revela que às vezes precisa custear as despesas com os animais com recursos próprios, parcelando no cartão e buscando formas de pagamento.

O trabalho do casal é árduo e demanda muita dedicação e amor aos animais. Walfrido conta que perdeu 22 kg nesse período devido à mudança na rotina, mas se sente feliz em poder ajudar os gatos. Para ele, os animais são parte da família, e é uma responsabilidade diária garantir que estejam bem.

Apesar das dificuldades, Sandra afirma que o trabalho deve continuar, e que eles pretendem se regularizar como ONG para continuar acolhendo os animais. A situação em Maceió é preocupante, com o afundamento de solo da mina 18 atingindo 2,09 metros e o deslocamento vertical em 0,21 cm/h, de acordo com a Defesa Civil da cidade. A lagoa Mundaú também está avançando sobre a área da mina, criando um cenário de alerta para a região.

Os esforços de Sandra e Walfrido podem ser acompanhados no Instagram, por meio do perfil @sospetbebedouro, e também pela página @sospetpinheiro, dedicada aos animais abandonados no bairro do Pinheiro, outro local afetado pelo desastre ambiental. O casal continua a sua nobre missão de cuidar e proteger os animais, mesmo diante das adversidades causadas pelo desastre na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo