Racionais MC’s se tornam os primeiros músicos negros a receber título de doutores honoris causa pela Unicamp depois de 35 anos de carreira

Os Racionais MC’s completaram 35 anos de carreira e, ao longo desse tempo, conseguiram quebrar diversas barreiras ao apresentar o rap produzido nas periferias de São Paulo para todo o país. O conteúdo de suas letras abordou temas como violência policial, desigualdade social e racismo, que foram ouvidos nas rádios e na televisão, atingindo jovens, trabalhadores e também pessoas com poder de decisão. Recentemente, o grupo se tornou o primeiro da sua categoria a receber o título de doutores honoris causa pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O parecer que recomendou a concessão da honraria inclui os integrantes Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e KL Jay entre os “maiores intelectuais da contemporaneidade brasileira”. A aprovação do conselho universitário da instituição foi realizada no final de novembro e, de acordo com o professor Mário Medeiros, do Departamento de Sociologia do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais e presidente da comissão de especialistas que avaliou a pertinência da concessão do título ao grupo, a decisão se baseou na contribuição das letras e práticas públicas dos Racionais MC’s para a coletividade.

A ideia de conceder o título de doutores honoris causa aos Racionais surgiu em uma disciplina de graduação ministrada pela professora Jaqueline dos Santos, que também é pesquisadora do Geledés Instituto da Mulher Negra. O grupo teve uma importante formação política no Geledés, inclusive se aproximando de movimentos como o feminismo negro. Segundo o professor Mário Medeiros, a proposta também foi pensada em conjunto com outras instituições, como o Núcleo de Pesquisa e Formação em Raça, Gênero e Justiça Racial (Afro Cebrap) e a Universidade Estadual de Londrina.

Além disso, em 2020, o livro “Sobrevivendo no Inferno” passou a ser de leitura obrigatória para o vestibular de ingresso na Unicamp. Este livro traz as letras do álbum lançado em 1997 pelo grupo e teve um grande impacto na cena do rap. Medeiros enxerga o título dado aos músicos como uma forma de abrir as portas da universidade para valorização de grupos até hoje sub-representados na instituição.

Espera-se que a honraria estendida aos Racionais MC’s também represente comunidades que têm experiências e marcas sociais históricas em comum com o grupo. O professor enfatiza que este reconhecimento irá legitimar a contribuição desses grupos para a produção de conhecimento sobre a sociedade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo