Conselho Estadual de Turismo destaca importância da atividade para São Paulo em reunião anual

Na tarde de terça-feira (5), a 12ª reunião do Conturesp (Conselho Estadual de Turismo de São Paulo) destacou a importância da atividade turística para o Estado. O encontro contou com a presença do secretário Roberto de Lucena, da secretária Executiva da Setur-SP, Luciane Leite, e de Armando Arruda Pereira, secretário Executivo do Conselho.

Ao fazer uso da palavra, o Secretário Lucena enfatizou a relevância do turismo, afirmando que em São Paulo “São todos. Todos vêm pra São Paulo. Somos o Estado da diversidade, da hospitalidade, onde tem mais sulistas fora do Sul e mais nordestinos fora do Nordeste. Sem contar que temos as maiores colônias de diversos países, como Japão, Itália, e Líbano”. Essa diversidade cultural e receptividade faz com que o Estado receba um grande número de turistas.

Além disso, Lucena revelou que 2,3 milhões de empregos no Estado de São Paulo têm o turismo como fonte de renda. Ele ressaltou que São Paulo é o maior emissor e maior receptor de turistas do país, destacando a infraestrutura do estado, que engloba as 20 melhores estradas do país, o maior porto da América Latina, o maior hub aeroportuário da AL, os três maiores aeroportos do Brasil e mais de 30 aeroportos regionais.

Durante a reunião, Luciane Leite apresentou um balanço anual das ações da Setur-SP, salientando a participação em feiras, eventos e roadshows (eventos itinerantes) tanto no âmbito nacional quanto internacional. Ela destacou também a promoção do turismo sustentável, capacitação com foco no Turismo Halal, judaico e workshops virtuais.

O secretário Executivo do Conturesp revelou que está em andamento a atualização do novo Regimento Interno da entidade, uma medida que contribuirá para a melhor organização e funcionamento do Conselho.

Ao longo da reunião, outros temas como a implantação do projeto Pet Friendly, Creditur SP, os modais de transporte e a melhoria no site da Pasta foram abordados como importantes ações para o progresso e fortalecimento do turismo no estado de São Paulo.

Em tendência para o ano de 2024, Luciane Leite destacou o Turismo Sustentável, tecnologia no turismo, viagens personalizadas e turismo de saúde e bem-estar como áreas promissoras para o desenvolvimento do setor.

A reunião significou um marco para o fortalecimento e planejamento do setor turístico em São Paulo, demonstrando o compromisso e a atuação do Conselho Estadual de Turismo na busca de soluções para aprimorar e expandir a atividade turística no Estado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo