Workshop de Arte na Virada Inclusiva estimula a criatividade de pessoas com e sem deficiência através de experiências sensoriais com argila.

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD) está promovendo um Workshop de Arte que vai reunir pessoas com e sem deficiência para elaborar peças em argila. O evento acontecerá na próxima sexta-feira (8) no Museu da Inclusão, que é um equipamento cultural da pasta estadual localizado na capital.

A atividade faz parte da programação da Virada Inclusiva, uma iniciativa da SEDPcD que está promovendo diversas atividades culturais, esportivas e de lazer em todo o estado de São Paulo, em parceria com municípios, entidades e sociedade civil.

O workshop será realizado pela unidade Jardim Humaitá da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, que é voltada para a reabilitação de pessoas com deficiência visual. O principal objetivo do evento é estimular o sentido sensorial dos participantes por meio da elaboração de seres e animais imaginários com argila. A atividade busca promover o desenvolvimento e estimulação da criatividade, além de demonstrar que a iniciativa auxilia no desenvolvimento cognitivo dos atendidos.

O encontro será comandado pelo professor de arte do serviço, Daniel Fonseca de Freitas, e acontecerá durante a manhã e a tarde, em duas turmas de 35 pessoas. Cada turma terá duas horas de duração e as inscrições podem ser feitas de acordo com a preferência de horário do participante.

O secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, ressaltou a importância de promover a experimentação dessa atividade para pessoas com e sem deficiência, enfatizando que a prática artística auxilia no desenvolvimento do sistema cognitivo de pessoas com deficiência visual durante a reabilitação.

Além do workshop, o Museu da Inclusão está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, e atualmente está em cartaz a exposição “Apropriação da Paisagem”, do Instituto Jô Clemente, com registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e Transtorno do Espectro Autista (TEA).

A Rede de Reabilitação Lucy Montoro, criada em 2008, tem como objetivo proporcionar o melhor e mais avançado tratamento de reabilitação para pacientes com deficiências físicas auditivas, visuais e intelectuais. O Estado de São Paulo conta com 20 Unidades espalhadas pela capital, interior e litoral, sendo a unidade Jardim Humaitá, especializada em atendimentos de reabilitação visual, sob gestão apenas da SEDPcD.

A Virada Inclusiva é uma excelente oportunidade para promover a inclusão social e proporcionar momentos de integração e desenvolvimento para todos os participantes. A arte e a criatividade têm o poder de unir pessoas e contribuir para a quebra de barreiras, proporcionando experiências enriquecedoras e significativas para todos os envolvidos.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo