Nesta sexta-feira, 08 de dezembro, a cidade de Mauá celebra 69 anos de história, com avanços significativos na área de saneamento básico. A BRK, concessionária responsável pelo serviço de esgoto no município, comemora o índice de 89% de tratamento do efluente, o melhor indicador da Região Metropolitana de São Paulo. Além disso, a coleta de esgoto atinge o percentual de 93%, um número expressivo na região.
Esses avanços foram possibilitados graças aos investimentos realizados pela BRK, que já ultrapassam a cifra de R$ 260 milhões. Esses recursos foram destinados para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mauá), que trata diariamente cerca de 50 milhões de litros de esgoto, contribuindo para a preservação do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê.
A estrutura do sistema de esgotamento sanitário de Mauá conta com seis unidades de bombeamento e mais de 615 quilômetros de redes de coleta, que transportam o esgoto dos imóveis da cidade para o devido tratamento. A ETE Mauá, localizada no bairro Capuava, conta com três tanques de tratamento, operando em ciclos de quatro horas e com capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada um, totalizando 1.125 litros por segundo.
Além disso, a estação de tratamento foi construída utilizando a tecnologia canadense Advanced Sequencing Batch Reactor (ASBR), ou Reatores de Batelada Sequenciais Avançado, operando de forma biológica e dispensando a utilização de produtos químicos. De acordo com Bruno Gravatá, líder da área de operações da BRK em Mauá, a cidade passou por uma transformação nos últimos anos nos serviços de saneamento, elevando os indicadores e proporcionando à população bem-estar e qualidade de vida.
Por conta desses avanços, Mauá foi premiada pela segunda vez pelo Instituto Trata Brasil na categoria “Municípios do Ranking do Trata Brasil com Melhores Evoluções no Tratamento de Esgoto”. A cidade recebeu o troféu na sétima edição do prêmio “Casos de Sucesso & ESG”. A BRK também tem buscado oferecer um atendimento de excelência, lançando opções para o pagamento das faturas de água e esgoto, como o PIX, o débito automático em conta e o parcelamento no cartão de crédito.
Além disso, a empresa lançou o Programa “BRK Parceiros”, que estimula a contratação de empresas e prestadores de serviços regionais. Dedicado a fornecedores de todos os portes, inclusive pequenos negócios, a iniciativa possibilita ampliar parcerias com empresas que atuam no mesmo estado da concessão e não possuam relação comercial com a companhia.
A BRK também realiza visitas monitoradas na ETE Mauá, por meio do programa Portas Abertas, voltadas para instituições de ensino e comunidades interessadas em conhecer as instalações da companhia no município. Para agendar a visita, basta entrar em contato com a área de Sustentabilidade da BRK através do e-mail [email protected].
Dessa forma, Mauá comemora seu aniversário de 69 anos mostrando que investimentos em saneamento básico podem transformar positivamente a vida dos cidadãos e contribuir para a preservação ambiental.