Investimentos da concessionária BRK levam Mauá a atingir 89% de tratamento de esgoto, o melhor índice da Região Metropolitana de São Paulo.

A concessionária responsável pelos serviços de esgoto de Mauá, a BRK, apresentou um índice impressionante de 89% de tratamento do efluente, o melhor indicador da Região Metropolitana de São Paulo, além do percentual de 93% de coleta de esgoto. Esses números representam um salto significativo e são fruto dos investimentos da BRK, que já ultrapassam a marca de R$ 260 milhões.

Esses investimentos foram direcionados para a ampliação do sistema de esgotamento sanitário da cidade e a operação da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE Mauá), que trata diariamente cerca de 50 milhões de litros de esgoto. Além disso, essas ações contribuíram para a preservação do rio Tamanduateí, terceiro maior afluente do rio Tietê, cuja nascente foi uma das principais beneficiadas com a retirada do esgoto que era lançado no local.

A estrutura do sistema de esgotamento sanitário de Mauá inclui a ETE Mauá, localizada no bairro Capuava, seis unidades de bombeamento e mais de 615 quilômetros de redes de coleta que transportam o esgoto dos imóveis da cidade para o devido tratamento. A ETE Mauá conta com três tanques de tratamento, que operam em ciclos de quatro horas e têm capacidade para tratar uma vazão de 375 litros por segundo cada, totalizando 1.125 litros por segundo. Isso significa que o volume de cada tanque é de quase 19 milhões de litros, ou seja, os três juntos equivalem a 24 piscinas olímpicas.

Esses números representam um marco importante para a cidade de Mauá, que completa 69 anos nesta sexta-feira (8 de dezembro). A melhoria dos índices de tratamento e coleta de esgoto reflete não apenas o compromisso da BRK com a preservação ambiental, mas também o impacto positivo que essas ações têm na qualidade de vida dos moradores da cidade.

Com um investimento significativo e resultados concretos, a concessionária BRK demonstra o seu compromisso em promover um saneamento básico de qualidade e contribuir para a preservação do meio ambiente. Essa notícia é um grande avanço para a cidade de Mauá e merece ser celebrada como um exemplo de sucesso na gestão de serviços essenciais para a comunidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo