Indústria cobra esforço do Mercosul para concluir acordo com a União Europeia

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) reiterou a importância de um esforço do Mercosul para a conclusão do acordo com a União Europeia. Segundo a entidade, as expectativas de concretização do acordo neste ano foram frustradas pela falta de concessões entre as partes.

Em nota divulgada por ocasião da cúpula que reúne os chefes de Estado do bloco sul-americano no Rio de Janeiro, a CNI pediu que a conclusão do acordo com os europeus seja tratada com prioridade. Para o diretor de Desenvolvimento Industrial e economia da CNI, Rafael Lucchesi, o Brasil, que está transmitindo a presidência rotativa do bloco ao Paraguai, fortaleceu o compromisso de avançar na agenda interna e no relacionamento com parceiros comerciais.

Segundo Lucchesi, o próximo passo deve ser concluir o acordo Mercosul-União Europeia. Ele ressaltou que ainda há expectativa na indústria de que os blocos possam concluir o acordo em breve. A CNI acredita que o acordo contribuirá para fortalecer a capacidade produtiva e aumentar o comércio, além de favorecer os investimentos e incentivar a inovação.

De acordo com uma consulta divulgada pela CNI em novembro, três quartos das entidades e empresas industriais entendem que a conclusão do acordo deve ser a prioridade da agenda externa do bloco comercial formado por Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai.

A busca pela conclusão do acordo foi reforçada pela entidade pela importância que terá para a indústria e o comércio nos países envolvidos. A esperança da CNI é que os blocos possam vencer as divergências e chegar a um consenso em breve, para que o acordo possa ser finalizado e trazer os benefícios esperados para a economia e o setor industrial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo