Comissão discute políticas de inclusão para crianças com necessidades especiais nas escolas municipais de São Paulo

Na tarde desta quinta-feira, a Comissão Extraordinária de Defesa dos Direitos da Criança, do Adolescente e da Juventude se reuniu para discutir a inclusão e participação de jovens com deficiência nas escolas da rede municipal de ensino. A vereadora Rute Costa (PSDB) solicitou esclarecimentos sobre as ações promovidas e traçadas para a inclusão e participação desses alunos.

Durante a reunião, a responsável pela Divisão de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, Claudia D’Alevedo, apresentou o modelo de estrutura para atender estudantes com necessidades especiais nas escolas da rede municipal de ensino. Segundo ela, a política para crianças especiais é voltada para a inclusão, vigora desde 2016 e prevê que as crianças com deficiência e Transtorno do Espectro Autista (TEA) devem ser atendidas em escolas comuns, mas precisam de um atendimento educacional especializado.

A representante da Divisão de Educação Especial ressaltou a importância de garantir acessibilidade para que os alunos tenham condições de se desenvolver. Ela destacou a necessidade de qualificar e formar os professores da Secretaria de Educação e ampliar o quadro de profissionais especializados, além de ter uma sala especializada em cada escola.

A presidente do colegiado, vereadora Rute Costa, ressaltou a importância de dar mais acesso à política de inclusão nas escolas da cidade, afirmando que muitos pais desconhecem os recursos disponíveis e há um descompasso entre eles e a política de inclusão.

Além da presidente, a reunião contou com a presença dos vereadores Ely Teruel (PODE) e Elaine do Quilombo Periférico (PSOL). A íntegra da reunião pode ser vista no vídeo disponibilizado pela comissão.

O debate levantou questões importantes sobre a inclusão de alunos com deficiência nas escolas municipais e a necessidade de promover a divulgação dos recursos disponíveis para os pais. A reunião demonstrou a importância de discutir e buscar soluções para garantir que todos os alunos tenham acesso à educação de qualidade, independentemente de suas necessidades especiais.

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