As Fatecs correspondem a cerca de dois terços das vagas totais, com 90 formações diferentes disponíveis em todas as regiões do Estado. Focados no mercado de trabalho, os cursos são estrategicamente direcionados para atender à vocação econômica de cada localidade, em setores como gestão de negócios, tecnologia da informação, infraestrutura, meio ambiente, indústria 4.0, entre outros. A alta empregabilidade é uma das vantagens da graduação tecnológica, com mais de 91% dos estudantes das Fatecs empregados em até um ano após a conclusão do curso.
O Provão Paulista Seriado foi lançado neste ano pelo Governo de São Paulo, substituindo o modelo adotado pelo Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) e permitindo acesso direto de alunos da rede pública ao Ensino Superior das instituições paulistas. Para registrar as opções, os alunos precisam informar o número de Registro do Aluno (RA) fornecido pela Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP).
É possível optar por formações de diferentes instituições e localidades, com três grupos disponíveis. No grupo 1, estão opções da Unesp, Unicamp ou USP. No grupo 2, das Fatecs. No grupo 3, da Univesp. Os alunos têm a possibilidade de indicar até três opções de cursos nos grupos 1 e 3 e até cinco cursos no caso das Fatecs. Apesar de facilitar o ingresso em um curso superior gratuito, o Provão Paulista Seriado não exclui a possibilidade de os estudantes interessados também participarem do Vestibular das Fatecs ou das universidades.
A indicação das vagas deve ser feita através do site provaopaulistaseriado.vunesp.com.br e o prazo encerrou-se na última sexta-feira. A iniciativa busca viabilizar o acesso de estudantes da rede pública ao Ensino Superior, além de estimular a formação e a qualificação profissional, atendendo às demandas do mercado de trabalho e contribuindo para o desenvolvimento educacional e econômico do estado de São Paulo.