Jardim Metropolitano receberá serviços de manutenção para revitalização do paisagismo ao longo da rodovia Ayrton Senna

O Jardim Metropolitano, localizado ao longo da rodovia Ayrton Senna, receberá uma série de melhorias em seu paisagismo. A área de 380 mil metros quadrados, situada às margens do rio Tietê, será submetida à poda e reposição de árvores, além de outros serviços, como adubação, controle de pragas e remoção de lixo e entulho.

O investimento para essa renovação, a cargo da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), por meio do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), será de R$ 4,5 milhões. O trecho contemplado compreende a área entre a Barragem da Penha e o acesso ao Aeroporto de Guarulhos.

Este serviço se soma a um investimento anterior de R$ 14,8 milhões anunciado pela autarquia em setembro, voltado para o plantio e manutenção de árvores e arbustos entre a barragem da Penha e a foz do rio Pinheiros, totalizando 25 km em cada lado.

A revitalização das margens do rio Tietê e de outros canais está alinhada com a expansão de áreas verdes na região. O processo de desassoreamento caminha em conjunto com a melhoria estética e ambiental das margens, reforçando o compromisso da autarquia com o meio ambiente.

O prazo estimado para a realização dos serviços é de 12 meses e a expectativa é que as melhorias tragam não apenas o embelezamento da região, mas também contribuam para integrar as margens do rio à paisagem urbana, impedir ocupações irregulares, diminuir a impermeabilização do solo e reforçar os cuidados ambientais com as margens do rio Tietê.

Além disso, o Jardim Metropolitano já é uma referência para quem chega à capital paulista pela marginal Tietê, vindo do interior do Estado ou do aeroporto de Guarulhos. Diariamente, a área é utilizada por cerca de 700 mil veículos ou 2 milhões de pessoas, em média, o que ressalta a importância de sua manutenção e revitalização.

Inaugurado em dezembro de 2012, o Jardim Metropolitano conta com mais de mil árvores de espécies da flora da Mata Atlântica, além de 220 mil mudas de arbustos, tornando-se não apenas um ponto de beleza natural, mas também uma área de preservação e integração entre a natureza e a paisagem urbana. Este é mais um passo importante para a valorização e preservação do ambiente natural na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo