Brasil quita dívidas com Mercosul e avança em acordos comerciais durante reunião do Conselho do Mercado Comum.

O Brasil quita suas dívidas financeiras com o Mercosul. Segundo nota do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, o país quitou suas obrigações financeiras com diversos órgãos do bloco e encaminhou o pagamento de pendências pendentes. Durante a Reunião do Conselho do Mercado Comum, realizada no Rio de Janeiro, Vieira declarou que o governo brasileiro efetuou pagamentos referentes às suas obrigações financeiras com diversos órgãos do bloco, incluindo a Secretaria do Mercosul e o Instituto de Políticas Públicas de Direitos Humanos, o IPPDH.

O ministro informou também que foi feito o pagamento de quase US$ 100 milhões ao Fundo de Convergência Estrutural do Mercosul, o FOCEM. Além disso, o país tomou medidas para resolver as pendências financeiras do Brasil com o Instituto Social e o Tribunal Permanente de Revisão. Segundo ele, isso contribuirá para renovar as capacidades desses órgãos para o bom desempenho de suas atividades e seguir apoiando os países membros.

Vieira também destacou a aprovação pelo Brasil do Protocolo de Adesão da Bolívia ao Mercosul. Ele ressaltou que a expansão do bloco é um sinal de avanço na direção certa e que o Brasil está construindo um grupo em que cada vez mais países se unem para aprofundar as relações comerciais e torná-las mais previsíveis, com benefícios palpáveis para seus povos.

O ministro ainda mencionou os esforços brasileiros durante a presidência temporária do Mercosul para impulsionar os acordos com o Chile, Colômbia e Peru, além da reaproximação com a América Central e Caribe e a assinatura do acordo de livre comércio com Cingapura. Ele expressou a esperança de concluir as negociações com a EFTA, bloco integrado por Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça, durante a presidência paraguaia do Mercosul.

Segundo Vieira, todas essas ações demonstram o compromisso do Brasil com o fortalecimento institucional do Mercosul, bem como a iniciativa de aprofundar as relações comerciais e torná-las mais previsíveis, baseadas em regras claras, com benefícios palpáveis para os povos dos países membros do bloco.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo