Santo André promove ações de prevenção ao HIV e outras ISTs durante o Dezembro Vermelho

Durante o mês de dezembro, a cidade de Santo André promove ações de prevenção ao HIV e outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis) em apoio ao Dezembro Vermelho, uma campanha global de conscientização. O município intensificará mais de 40 iniciativas, oferecendo testes rápidos de HIV, Hepatite B e C, Sífilis, entre outros, palestras, rodas de conversa, e ações em locais vulneráveis e no Terminal da Vila Luzita.

O objetivo das ações é alertar e conscientizar a população sobre as formas de contágio e tratamento das doenças transmitidas sexualmente. Em nível internacional, existe um plano de ação para a prevenção e controle do HIV e das ISTs, com metas até 2030. Este plano busca reduzir a incidência de novas infecções por HIV, bem como a mortalidade e complicações relacionadas às ISTs.

Recentemente, o Ministério da Saúde reconheceu o trabalho de Santo André na área da saúde, premiando o município com o “Selo de Boas Práticas Rumo à Eliminação da Transmissão Vertical de Sífilis”. A cerimônia de certificação acontecerá na sexta-feira (08/12), no auditório do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília.

Os testes rápidos para detecção das doenças podem ser realizados em todas as unidades de saúde, mediante agendamento. Especificamente em dezembro, os sete territórios da cidade contarão com atividades e serviços voltados para a prevenção do HIV e das ISTs.

As atividades dividem-se pelas USs (Unidades de Saúde) dos territórios, com datas e abordagens específicas para cada local. Nas ações, serão oferecidos serviços como testes rápidos, palestras, distribuição de preservativos e orientação sobre práticas seguras. As iniciativas acontecerão em locais como escolas, praças, igrejas e unidades de saúde, visando alcançar o maior número possível de moradores.

A campanha é uma iniciativa importante para a promoção de saúde e bem-estar da população andreense. As ações de prevenção e conscientização são fundamentais para combater as doenças sexualmente transmissíveis, promovendo a saúde e a qualidade de vida da comunidade. O apoio do poder público às ações de conscientização e prevenção é essencial para garantir que as pessoas possam buscar informação e acesso aos serviços de saúde de forma efetiva.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo