Lideranças indígenas participam da COP28 e organizam marcha em conferência do clima da ONU em Dubai.

Indígenas se manifestam na COP28 em Dubai

Na manhã desta terça-feira (5), líderanças indígenas que participam da COP28 em Dubai, conferência do clima da ONU, organizaram uma marcha como forma de chamar a atenção para a necessidade de incluir indígenas nos debates e financiamentos climáticos mais importantes. A ministra Sonia Guajajara (Povos Indígenas) e a presidente da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Joenia Wapichana, fizeram parte do ato simbólico, com uma fila de mulheres à frente, em um gesto de união do grupo.

Esta é a primeira vez que uma liderança indígena representa o governo brasileiro numa conferência do clima. As lideranças presentes afirmaram que esta é a maior comitiva indígena já organizada, com o intuito de reforçar a importância de incluir as pautas indígenas nos debates sobre o meio ambiente.

Outra iniciativa das lideranças na COP28 é o lançamento da Bancada do Planeta, voltada a pautas ambientais e indígenas. A ideia é unir membros do Congresso brasileiro e de outros países para ampliar a representatividade e discussões sobre essas temáticas. A deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), presente na marcha, afirmou que a bancada já conta com 23 nomes e tem a meta de chegar a 200 até a COP30, que será realizada em Belém, no Brasil.

A ministra Marina Silva (Meio Ambiente) está prevista para assumir o posto de chefe da delegação brasileira na COP28 nesta quarta-feira (6), sucedendo Sonia Guajajara. Marina deixou Dubai por alguns dias para acompanhar o presidente Lula (PT) em viagem à Alemanha, enquanto Sonia é chefe da delegação brasileira desde domingo (3).

A marcha encabeçada pelas lideranças indígenas na COP28 demonstra a importância dessas vozes na discussão sobre as mudanças climáticas e a preservação ambiental, buscando maior representatividade e atenção para as pautas indígenas nos debates globais. A presença significativa dessas lideranças também ressalta a necessidade de ampliar o diálogo e ações em prol do meio ambiente, estabelecendo um marco na participação indígena em conferências internacionais sobre o clima.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo