Espetáculo “Vida de Circo” reúne artistas com e sem deficiência para contar a história da Cigana Laura e sua trupe sob uma lona de circo.

A cidade de São Paulo está repleta de opções de lazer e cultura para todos os gostos e idades. E o melhor: muitas delas são gratuitas. A Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo divulgou uma série de eventos e atividades que vão desde espetáculos de circo até exposições e apresentações musicais, destacando a inclusão social e a acessibilidade.

No último domingo (3), o espetáculo “Vida de Circo” encantou o público com danças flamenca, de salão e contemporânea. O evento foi realizado no O Mundo do Circo São Paulo, na zona norte da cidade, e contou com artistas com e sem deficiência, circenses, atores e bailarinos que apresentaram a história da Cigana Laura e sua trupe sob a lona de circo. Além das danças, foram realizados números de acrobacias de solo e aéreos, proporcionando uma experiência única para o público.

Outro destaque da programação é o Coral “TAMTAM”, composto por pessoas com e sem múltiplas deficiências, que promove apresentações musicais com versões de grandes sucessos nacionais. Além disso, o coral faz questão de incluir a língua brasileira de sinais (LIBRAS) em suas apresentações, tornando a experiência musical acessível para todos. O grupo de dança contemporânea, formado por jovens com e sem múltiplas deficiências, trabalha a dança de forma inclusiva, ressaltando as diferenças entre todos e sensibilizando para uma sociedade sem exclusões.

Para quem gosta de circo, a Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha está promovendo o 1º Festival Folia de Circo, entre os dias 6 e 9 de dezembro. O evento terá apresentações de espetáculos, oficinas e rodas de conversa, com o objetivo de celebrar o primeiro ano do Projeto FOLIA – Formação e Desenvolvimento nas Artes Circenses.

A cidade também está comemorando os 40 anos do icônico programa de TV “Chaves”, com a exposição “Chaves: A Exposição” no MIS Experience. A mostra reúne mais de 20 cenários emblemáticos que fizeram parte da vida de milhões de espectadores e estará em cartaz a partir de janeiro de 2024.

E para quem prefere atividades mais tradicionais, o Museu de Arte Sacra de São Paulo está promovendo a exposição “As Tradições nos Presépios do Museu de Arte Sacra de São Paulo”, uma cuidadosa exploração da rica coleção que integra o destacado acervo da instituição.

Estas e outras atividades estão disponíveis para o público, reforçando a importância da inclusão e da acessibilidade em diferentes manifestações culturais. A programação completa pode ser conferida nos canais oficiais da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo