Especialistas avaliam desempenho ruim do Brasil no Pisa como melhor do que esperado, mas reforçam gargalo na aprendizagem, principalmente em matemática.

Os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) de 2022 foram divulgados pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) nesta terça-feira (5). A avaliação, que ocorre a cada três anos, mostrou uma queda no desempenho dos estudantes brasileiros em matemática e leitura em comparação com a última edição em 2018. No entanto, de acordo com especialistas, o desempenho do país foi melhor do que o esperado.

Segundo o diretor fundador do Interdisciplinaridade e Evidências no Debate Educacional (Iede), Ernesto Faria, mesmo diante dos desafios causados pela pandemia, o Brasil manteve-se estável na aprendizagem em matemática, leitura e ciências. Menos de 50% dos alunos atingiram o nível mínimo de aprendizado em matemática e ciências, destacando a necessidade urgente de melhorar o quadro da educação matemática no país.

O diretor do Iede ressalta que os resultados do Pisa ainda precisarão ser cuidadosamente analisados, mas destaca que o Brasil manteve seu patamar de aprendizagem, mesmo em um contexto desfavorável. Além disso, o Pisa de 2022 foi mais inclusivo, permitindo que mais alunos vulneráveis fizessem a avaliação, o que é considerado uma notícia positiva.

Conforme ressaltado pelo relatório do Pisa, o Brasil está cerca de três anos atrasado em matemática em relação à média dos países da OCDE, evidenciando uma urgência na melhoria do ensino dessa disciplina. O diretor-geral do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), Marcelo Viana, aponta a formação e a valorização dos professores como um dos principais fatores para a melhoria do ensino de matemática no Brasil.

De acordo com o professor e pesquisador na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Cara, o cenário pode ser revertido com interesse político e investimento adequado em educação. Ele destaca que, se o país tivesse cumprido as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE), o Brasil teria alcançado patamares próximos aos de países ricos no Pisa. No entanto, os levantamentos periódicos feitos pelo Ministério da Educação mostram que o país ainda está distante de cumprir a lei integralmente.

Em resumo, os resultados do Pisa de 2022 refletem a necessidade urgente de melhorar a qualidade da educação no Brasil, especialmente na disciplina de matemática. A formação e a valorização dos professores, bem como o cumprimento das metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação, são fatores essenciais para a reversão desse cenário desafiador.

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