Saresp 2023: Estudantes do 9º ano participam de exame em duas etapas com novo formato digital

Nesta terça-feira (05/12), a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) aplicará mais uma edição do Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). Com a expectativa de que 42,7 mil estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental da rede estadual do ABC participem dos exames, o horário das provas será o mesmo em que os alunos estão matriculados nas escolas.

Uma das principais novidades deste ano é a avaliação do desempenho dos estudantes dos 9º anos nas quatro áreas do conhecimento previsto no currículo da etapa: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. Devido à ampliação do conteúdo, a Seduc-SP dividiu as provas do 9º ano em duas datas, sendo o dia 5 reservado para questões de Linguagens e Ciências da Natureza, e o dia 6 para itens de Matemática e Ciências Humanas.

Ademais, os exames para o 9º ano terão um formato digital, com a aplicação podendo ser feita no desktop, notebook ou tablet, enquanto os alunos do 2º e 5º do Ensino Fundamental ainda seguirão com os cadernos de questões impressos. A duração dos exames é de 3h30 (três horas e meia), com alunos com deficiência tendo o direito a permanecer uma hora a mais para a realização do Saresp.

A participação no Saresp não se restringe apenas aos alunos da rede estadual, sendo também aberta às redes municipais e particulares, com a adesão dependendo da manifestação prévia dessas instituições. Vale ressaltar que os resultados das provas do Saresp, juntamente com os dados de fluxo escolar dos estudantes, compõem o Índice de Desenvolvimento da Educação de São Paulo (Idesp), que serve de termômetro para as políticas públicas e planejamento das unidades de ensino.

Além disso, a edição de 2023 do Saresp foi a maior da história, ampliando a participação dos estudantes do Ensino Fundamental e Médio. Com isso, o contingente de participantes aumentou para 2,7 milhões, um grande avanço em relação aos 1,3 milhão de participantes registrados na edição anterior. Também vale ressaltar que os alunos dos 6º, 7º e 8º anos, bem como os das três séries do Ensino Médio, também participaram das provas, o que contribuiu para o aumento expressivo no número de participantes.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo