Jovens ambientalistas protestam contra guerra em Gaza na COP28 em Dubai, mas são limitados por medidas de segurança.

Os ativistas ambientais que participam das conferências climáticas da ONU são jovens solidários e expressam seu apoio aos palestinos em protestos realizados durante a COP28, em Dubai. Em meio a medidas de segurança discretas, a presença de ativistas é pequena, mas significativa.

Os ativistas expressam sua solidariedade aos palestinos usando faixas e lenços de estilo beduíno amarrados ao pescoço. Embora a presença de manifestantes seja discreta, eles conseguem chamar a atenção no gigantesco parque de exposições em Dubai, sede da COP28.

A presença de ativistas árabes é maior, uma vez que estes se manifestam em apoio aos palestinos, em contraposição à ausência de rostos mais conhecidos do movimento climático internacional, como Greta Thunberg.

O porta-voz principal da Coalizão pela Justiça Climática, Asad Rehman, expressa sua solidariedade aos palestinos durante o protesto, enquanto afirma que a comunidade internacional não se esqueceu do povo palestino. No entanto, as regras da ONU impedem que os manifestantes nomeiem Estados, líderes ou empresas durante os protestos dentro do recinto da COP.

Em um contexto global, as manifestações de solidariedade com Gaza são massivas, enquanto também são organizadas manifestações contra o antissemitismo em países como França e Estados Unidos. As Nações Unidas têm sua própria força de polícia internacional, acostumada a regular rigidamente as ações e protestos.

O conflito em Gaza prejudicou as negociações durante a COP28, com alguns pavilhões ocidentais reforçando seu dispositivo de segurança. A Autoridade Palestina participa pela primeira vez de uma conferência do clima em Dubai, mas apenas um pequeno número de representantes conseguiu viajar para o evento devido à guerra em Gaza.

Desta forma, durante a COP28 em Dubai, manifestações de solidariedade com Gaza ocorrem em meio a medidas de segurança discretas, enquanto representantes da Autoridade Palestina lutam para participar do evento em meio ao conflito em sua região de origem.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo