Cúpula Social do Mercosul se destaca pela participação civil e igualdade racial na agenda internacional

O Rio de Janeiro será o palco nos próximos dias para dois importantes eventos que precedem a Cúpula de Líderes do Mercosul. A Cúpula Social, que acontecerá na segunda (4) e na terça-feira (5), trará representantes da sociedade civil para discutir temas relevantes como o papel da participação social para a democracia, desafios comuns e a integração entre os povos. Com cerca de 300 representantes de organizações e movimentos da sociedade civil, o evento terá como objetivo debater assuntos como enfrentamento à fome e à pobreza, cidadania e direitos humanos, desenvolvimento e meio ambiente e fortalecimento da participação social.

O evento é uma iniciativa do Brasil, que assumiu a presidência pro tempore do Mercosul em julho de 2023, e marca a retomada da Cúpula Social, que estava suspensa desde 2016. A realização deste encontro antes da Cúpula de Líderes dos países membros e associados do bloco econômico segue uma tendência similar ao que ocorreu de forma bem-sucedida em agosto, em Belém, com os Diálogos Amazônicos que antecederam a Cúpula da Amazônia.

Além das mesas temáticas e grupos de trabalho que discutirão temas de extrema importância para a região, a Cúpula Social também contará com programação cultural que inclui uma exposição sobre o ritmo funk e uma roda de samba. Os eventos serão realizados no Museu do Amanhã e no Museu de Arte do Rio (MAR), ambos localizados a poucas quadras da região conhecida como Pequena África, que guarda a herança da chegada e presença de negros africanos na América do Sul.

Outro destaque do evento será a participação da secretária executiva do Ministério da Igualdade Racial, Roberta Eugênio, que irá se encontrar com representantes de minorias afrodescendentes nos países vizinhos. Ela afirmou que o Brasil tem contribuído com um debate sobre quais são as políticas que precisam ser desenvolvidas para enfrentar o problema das desigualdades raciais, e a importância de promover políticas que caminhem na direção do enfrentamento do racismo e da promoção da igualdade racial nos países do Mercosul.

Os resultados das discussões realizadas durante a Cúpula Social serão encaminhados aos líderes dos países do bloco econômico no dia 7 deste mês. Este evento traz uma mensagem de fortalecimento da integração entre os povos por meio da participação social, e reforça a importância da participação popular nos processos decisórios, mesmo nas macrodecisões que o Brasil vai tomar. Esta iniciativa é de extrema importância para aperfeiçoar a participação social e fortalecer as ferramentas de participação nas decisões futuras do Mercosul.

O Mercosul é um processo de integração regional formado inicialmente pelo Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai, e que posteriormente teve a entrada da Venezuela e da Bolívia. Com uma área de 14.869.775 quilômetros quadrados e uma população de 295 milhões, sendo mais de 200 milhões de brasileiros, o Mercosul é um dos blocos econômicos mais importantes do mundo.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo