Animais idosos, deficientes e de pelagem escura aguardam por adoção após tragédia de Brumadinho, aponta levantamento da Vale

No Brasil, assim como em muitos outros lugares do mundo, animais idosos, com deficiência ou de porte grande muitas vezes enfrentam dificuldade para serem adotados. Além disso, cães e gatos de pelagem preta também acabam aguardando mais tempo por um lar. Essa realidade se reflete em diversos abrigos e instituições que cuidam de animais em situação de vulnerabilidade.

Em Minas Gerais, um exemplo disso é o caso dos animais com pelagem escura sob os cuidados da Vale desde a tragédia de Brumadinho. De acordo com a empresa, esses animais demoram em média quatro vezes mais para serem adotados em comparação a pets de pelagem clara. São cães e gatos oriundos da cidade e de outras áreas esvaziadas para obras de reparação.

De 2019 a 2023, cerca de 546 pets foram adotados, sendo 25 deles com pelagem preta. No caso dos gatos, foram registradas 150 adoções, sendo apenas 4 deles de pelagem preta. Os felinos dessa coloração sofrem com a superstição e o preconceito, muitas vezes sendo vítimas de perseguição e maus-tratos motivados pela ignorância.

Atualmente, 339 animais, sendo 235 cães e 54 gatos, estão disponíveis para adoção sob os cuidados da Vale. A empresa mantém estruturas para acolhimento temporário de animais domésticos e silvestres das áreas atingidas pelo rompimento da barragem em Brumadinho, como parte dos compromissos apresentados pela empresa aos órgãos públicos após a tragédia, que deixou 270 pessoas mortas.

O processo de adoção pode ser feito online. Os candidatos a tutores podem conhecer os pets na página “Me Leva pra Casa”, que reúne fotos, descrição de porte e perfil social dos animais. Após a escolha, o interessado precisa preencher um formulário e aguardar o retorno da equipe. Vale ressaltar que o animal é acompanhado ao longo dos seis primeiros meses com a nova família.

Para ajudar na adoção desses animais, a Vale criou um programa que visa facilitar o contato entre os interessados em adotar um pet e os animais disponíveis. A iniciativa busca diminuir o tempo de espera por um lar para os animais mais rejeitados e, muitas vezes, esquecidos. Com isso, a empresa espera sensibilizar as pessoas sobre a importância de acolher e cuidar de animais em situação de vulnerabilidade.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo