Jogadores da seleção brasileira de futebol PC conquistam ouro no Parapan e são beneficiados por programa do Governo de São Paulo

Os atletas Evandro Oliveira e Lucas Henrique são dois grandes nomes do futebol PC (praticado por atletas com paralisia cerebral, decorrente de sequelas de traumatismo crânio-encefálico ou de acidentes vasculares cerebrais) no Brasil. Ambos são bolsistas do Programa Talento Esportivo, iniciativa do Governo do Estado de São Paulo que oferece apoio a atletas com excelência em suas modalidades. Graças a esse suporte, Evandro e Lucas conseguiram se destacar no cenário esportivo nacional e internacional.

Recentemente, os dois atletas foram peças fundamentais na conquista da medalha de ouro da seleção brasileira de futebol PC nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago, no Chile. A vitória foi ainda mais emocionante, já que o Brasil enfrentou a rival Argentina e garantiu a medalha com um jogador a menos e um gol da vitória no tempo extra.

Evandro e Lucas superaram diversos obstáculos para chegar onde estão. Ambos enfrentaram preconceito e desconfiança em suas jornadas esportivas, principalmente por terem deficiência. Evandro conta que teve dificuldades para se encaixar no futebol convencional, enquanto Lucas teve que lidar com olhares estranhos e preconceito ao tentar achar seu espaço nos clubes.

Além de brilharem no futebol PC, os atletas também se aventuram em outras modalidades esportivas. Evandro, por exemplo, pratica atletismo e tem conquistado bons resultados em corridas de 100, 200 e 400 metros. Ele encontrou no esporte uma forma de se expressar e superar desafios, sendo um verdadeiro multiatleta.

O Programa Talento Esportivo tem sido fundamental para o desenvolvimento esportivo de atletas como Evandro e Lucas. Desde a sua criação, já concedeu financiamento a 343 atletas, totalizando um investimento de R$ 3.176.815,00. A iniciativa possui quatro categorias de bolsas (Estudantil, Juniores, Nacional e Internacional), com valores que variam de acordo com o nível técnico e competitivo do atleta.

Evandro e Lucas são exemplos de superação e talento, e representam o potencial dos atletas com deficiência no cenário esportivo nacional. Graças ao apoio do Programa Talento Esportivo, eles puderam aprimorar suas habilidades e conquistar grandes feitos, demonstrando que com suporte e dedicação, é possível alcançar o sucesso no esporte de alto rendimento.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo