Provão Paulista 2024: Mais de 1,2 milhão de estudantes disputam 15.369 mil vagas em universidades públicas de São Paulo

Está em curso um dos maiores processos seletivos do Estado de São Paulo, o Provão Paulista, que está sendo realizado nesta quarta-feira, 29, e na quinta-feira, 30. Mais de 1,2 milhão de estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio estão inscritos para participar do novo vestibular unificado das instituições públicas de ensino superior do Estado. Ao todo, são 15.369 mil vagas disponíveis para o ano que vem.

Diferentemente de outros vestibulares, o Provão Paulista vai ser aplicado aos estudantes de todas as séries do ensino médio com provas personalizadas de acordo com o nível de conhecimento esperado em cada etapa da educação básica. A ideia é que, daqui três anos, os candidatos utilizem a soma da nota dos três Provões dos quais participaram para disputar uma vaga no ensino superior. Este ano, quem está no terceiro ano vai concorrer às vagas utilizando somente a nota tirada neste exame.

As datas e horários das provas variam de acordo com a série do Ensino Médio em que o candidato está. Os alunos das escolas estaduais de São Paulo já estão automaticamente inscritos no Provão Paulista, enquanto os estudantes de escolas particulares precisam se inscrever no site do Provão. Este ano, as inscrições já se encerraram. As instituições participantes também poderão, se houver necessidade, divulgar listas de chamadas posteriores às três organizadas pela Seduc-SP, responsável pelo processo seletivo.

As provas do Provão Paulista apresentam 90 questões de múltipla escolha, divididas em quatro áreas do conhecimento, e no segundo dia de prova, os alunos da 3ª série ainda terão uma redação. A nota final será composta 80% pela prova de múltipla escolha e 20% pela prova de redação.

No dia da prova, é necessário levar um documento original com foto, como o registro geral (RG) e uma caneta esferográfica preta ou azul, de material transparente. Alimentos leves e garrafa de água são permitidos, porém objetos eletrônicos, celular, material de consulta, relógio e boné ou capuz não são permitidos.

O Provão Paulista representa uma oportunidade para os estudantes do Estado de São Paulo ingressar em instituições públicas de ensino superior e demonstrar seu conhecimento adquirido ao longo de sua trajetória escolar. É importante ressaltar que a participação em todas as etapas do Provão é fundamental para garantir a chance de ingresso no ensino superior.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo