Lula fala sobre oportunidades de investimento em energias verdes em discurso a empresários brasileiros e sauditas.

Em discurso a empresários brasileiros e sauditas, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou as oportunidades de investimento no Brasil, ressaltando os projetos em energias verdes. Lula realizou seu pronunciamento durante o fórum empresarial organizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e pelo governo saudita, na Arábia Saudita, primeira parada de sua viagem ao Oriente Médio.

Durante o discurso, Lula enfatizou o compromisso do Brasil com a energia renovável, destacando que quase 90% da energia elétrica do país é renovável. Ele também ressaltou o potencial do Brasil e das energias renováveis, buscando parcerias com empresários sauditas para o desenvolvimento dessa nova matriz energética tão necessária. Lula reforçou o compromisso do Brasil em atingir o desmatamento zero até 2030, evidenciando a responsabilidade de descarbonizar o planeta e de enfrentar as mudanças climáticas.

O presidente destacou a busca por parcerias com as empresas brasileiras, visando gerar desenvolvimento não apenas no Brasil, mas também na Arábia Saudita. Ele mencionou a possibilidade de investimentos em fertilizantes para dar garantias ao mundo em relação à incerteza criada pela guerra da Rússia na Ucrânia.

Outro ponto ressaltado por Lula foi o convite ao príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, para atuar junto ao Brasil durante a presidência do país no Brics em 2025 e a sediar a COP 30 em Belém, no Pará. Ele também destacou a expectativa de um aumento expressivo nas transações comerciais entre Brasil e Arábia Saudita até 2030.

Além disso, Lula ressaltou a importância do diálogo para a resolução dos conflitos ao redor do mundo e o compromisso do Brasil e da Arábia Saudita em serem exemplos de dinamismo para o mundo. Após o evento em Riade, o presidente participará de outras reuniões no Catar, onde abordará assuntos relacionados ao conflito entre Israel e o grupo político-militar palestino Hamas.

Após a visita ao Catar, a comitiva presidencial seguirá para Dubai, nos Emirados Árabes, para a participação na COP 28. É evidente que a agenda do presidente Lula no Oriente Médio visa estreitar laços comerciais, políticos e ambientais com os países da região, buscando oportunidades de investimento e cooperação em várias áreas.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo