Falha elétrica causa interrupção na linha 9-esmeralda em São Paulo pelo segundo dia consecutivo

Na manhã desta quarta-feira (29), a operação da linha 9-esmeralda da ViaMobilidade, em São Paulo, foi impactada devido ao corte de cabos entre as estações Luz e Brás. Os cabos de fibra ótica foram cortados por volta das 19h de terça-feira (28), causando a interrupção das operações. A empresa não afirmou se o corte foi resultado de vandalismo ou sabotagem, mas pretende registrar um boletim de ocorrência para que a polícia investigue o ocorrido.

Devido ao corte dos cabos, a linha 9-esmeralda está operando manualmente, com intervalos regulares entre os trens, porém as estações apresentam lotação de passageiros. Além disso, na linha 8-diamante, a estratégia de looping entre as estações Barueri e Julio Prestes foi suspensa. Técnicos da ViaMobilidade estão trabalhando para normalizar a situação o mais rápido possível.

É importante destacar que o episódio ocorreu no mesmo dia da greve de metroviários, ferroviários, professores e servidores da Fundação Casa e da Sabesp, em protesto contra as privatizações. Esta foi a terceira paralisação convocada por sindicatos este ano.

Este incidente não é o primeiro a afetar a linha 9-esmeralda. No início de outubro, a linha enfrentou uma falha no sistema elétrico que durou mais de 27 horas. Esta falha também coincidiu com uma greve conjunta entre o Metrô, CPTM e Sabesp. Segundo o governo do estado, a Polícia Civil apontou que a falha foi causada por sabotagem em diferentes pontos da linha, resultando em objetos sendo arremessados na rede aérea de energia e na linha férrea.

A investigação sobre os episódios de sabotagem está em andamento, e o inquérito será relatado para análise do Ministério Público e Poder Judiciário. Enquanto isso, a ViaMobilidade continua a trabalhar para garantir a segurança e o bom funcionamento de suas operações, enfrentando desafios significativos devido a cortes de cabos e outras interferências. A empresa está empenhada em resolver esses problemas e garantir que os passageiros possam viajar de forma segura e eficiente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo