Repórter São Paulo – SP – Brasil

Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino é comemorado em diversas cidades brasileiras e do mundo em 29 de novembro

Hoje é um dia marcante para o povo palestino e para todos aqueles que apoiam a causa da Palestina. Entretanto, o que muitos não sabem é que a data de 29 de novembro, escolhida para celebrar o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, carrega uma história complexa e repleta de significado.

Em 1977, a Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU) aprovou a resolução 32/40 B, criando o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a ser comemorado todo 29 de novembro. A escolha dessa data não foi por acaso. Ela coincide com o mesmo dia da aprovação da resolução 181 da ONU, de 1947, que recomendou a partilha da Palestina entre judeus e árabes.

Trinta anos após a resolução de partilha, em 1977, os palestinos continuavam sem Estado e acumulavam 10 anos sob ocupação militar de Israel. Foi nesse contexto que a ONU criou o dia para prestar solidariedade ao povo palestino.

De acordo com o professor de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) Bernardo Kocher, a criação da data ocorreu por causa do apagamento que a questão palestina sofreu após a criação do Estado de Israel. Kocher destaca que a história dos palestinos foi apagada da mídia ocidental e que a ONU foi a responsável por dar início a partilha do território, contribuindo para a atual situação de tensão e conflito na região.

Além da criação do Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, a ONU tem adotado outras ações em favor da causa palestina, como a Resolução 194, de 1948, que autorizou o retorno dos palestinos às suas terras, e a criação da Agência para Refugiados Palestinos (UNRWA) em 1948.

No entanto, mesmo com as ações da ONU, a situação dos palestinos nos territórios ocupados por Israel ainda é precária. O relatório especial da ONU para os territórios palestinos ocupados, Francesca Albanese, cita uma série de supostas violações de direitos humanos sofridas pelas crianças palestinas, relacionadas principalmente às prisões e julgamentos rápidos.

Essa questão é complexa e delicada, com décadas de conflitos e tensões que parecem estar longe de se resolver. Enquanto o Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino é comemorado em diversas cidades brasileiras e do mundo, a causa palestina continua a demandar atenção e ação por parte da comunidade internacional. A luta pela paz e pela reconstrução da dignidade do povo palestino continua.

Sair da versão mobile