Câmara dos Deputados aprova projeto que transforma Dia Nacional de Zumbi em feriado nacional, com polêmica entre favoráveis e opositores.

Na noite de quarta-feira (29), o plenário da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que declara feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. O projeto foi uma prioridade da bancada negra da Casa e agora seguirá para a sanção presidencial.

A votação contou com 286 votos favoráveis e 121 contrários, com orientação contra a matéria dos partidos PL e Novo, além da oposição e da minoria. A aprovação do projeto veio após os deputados terem aprovado requerimento de urgência do projeto no dia 21.

A deputada Benedita da Silva (PT-RJ) orientou o voto favorável pelo governo, afirmando que o Executivo reconhece historicamente que Zumbi dos Palmares “foi um dos maiores democratas que nós encontramos na luta de um povo por sua liberdade”. Ela também ressaltou a importância do feriado, afirmando que “não é apenas um feriado qualquer, é uma história do Brasil”.

Por outro lado, deputados da oposição ao governo de Lula (PT) criticaram o projeto por se tratar da criação de um novo feriado nacional. O deputado Gilson Marques (Novo-SC) afirmou que o ponto de divergência central sobre o texto era o fato de ser criado um novo feriado nacional, orientando contra o projeto.

Após a aprovação do projeto, parlamentares da bancada negra subiram ao púlpito do plenário para agradecer a votação. O senador Paulo Paim (PT-RS) também acompanhou a votação no plenário da Câmara e destacou a importância desse momento para o povo negro do Brasil.

O líder da bancada negra, deputado Damião Feliciano (União Brasil-PB), ressaltou a responsabilidade do grupo em lutar por resultados e não apenas por discursos vazios. Ele destacou a importância do feriado para a reflexão sobre a história do povo brasileiro e a construção de uma sociedade antirracista.

Com a aprovação do projeto, o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra poderá se tornar um feriado nacional, reconhecendo a importância e a luta do povo negro na história do Brasil.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo