Unesco promove Fórum Global contra o Racismo em São Paulo e destaca importância do engajamento da sociedade no combate à discriminação.

Diretora da Unesco defende engajamento da sociedade no combate ao racismo

A diretora de Ciências Humanas e Sociais da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), Gabriela Ramos, destacou a importância do engajamento da sociedade no combate ao racismo, indo além das políticas públicas. Em entrevista à Agência Brasil, Ramos ressaltou que o combate ao racismo não é apenas uma questão governamental e de políticas públicas, mas sim uma questão da comunidade.

Neste sentido, a Unesco está organizando o 3º Fórum Global Contra o Racismo e a Discriminação, que ocorre na capital paulista a partir desta quarta-feira (29) e vai até sexta-feira (1). O evento conta com a participação de acadêmicos, membros da sociedade civil e autoridades governamentais, como a representante para igualdade racial do Departamento de Estado do governo norte-americano, Desiree Cormes Smith.

Durante o fórum, estão sendo discutidos temas como as políticas afirmativas em curso nos Estados Unidos, como as cotas raciais para ingresso nas universidades. De acordo com Gabriela Ramos, as cotas são uma forma de equilibrar uma disparidade histórica e oferecer oportunidades a grupos historicamente excluídos. Ela ressaltou a importância de políticas que acompanhem a oferta de vagas, garantindo a permanência e o pleno aproveitamento do espaço aberto.

No contexto brasileiro, Ramos reconheceu como positiva a criação do Ministério da Igualdade Racial pelo atual governo, ocupada pela ministra Anielle Franco. Ela elogiou a liderança do presidente Lula ao estabelecer uma ministra dedicada ao combate da discriminação racial, mas ponderou que o combate ao racismo é um processo que demanda tempo e enfrenta grandes desafios.

A diretora da Unesco enfatizou a importância do engajamento da sociedade e a necessidade de políticas que vão além do acesso, garantindo a permanência e o aproveitamento das oportunidades oferecidas. Através do fórum e de discussões como essa, espera-se promover avanços significativos no combate ao racismo e na promoção da igualdade racial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo