Novo contrato da FUABC com Governo de SP prevê aumento de consultas no AME Santos e gestão assistencial e administrativa.

A Fundação do ABC passará a gerenciar o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Santos, após vencer o chamamento público do Governo do Estado de São Paulo. O resultado do certame foi publicado na edição de 27 de novembro do Diário Oficial do Estado.

A FUABC, que atualmente também gerencia o AME Praia Grande e o Instituto de Infectologia Emílio Ribas II (Guarujá) na região, firmou um contrato com o custeio mensal de R$ 1.689.307,91 e vigência de cinco anos, com renovação anual.

O AME Santos, gerenciado pela FUABC desde novembro de 2020, atende casos de baixa e média complexidades e é referência ambulatorial para cerca de 800 mil habitantes de três municípios: Bertioga, Guarujá e Santos. Além disso, para especialidades cirúrgicas e clínicas diagnósticas não disponíveis em outros AMEs da região, o AME Santos atende todas as nove cidades da Baixada Santista.

O local possui 3.022 m² de área física, com 20 consultórios e 20 salas de exames, além de outras salas destinadas a recuperação, curativo, enfermagem, entre outras. O principal objetivo é fornecer cuidados acessíveis e próximos aos cidadãos, assegurando procedimentos eficazes e promovendo o diagnóstico precoce.

Além disso, o AME Santos conta com uma Farmácia de Medicamentos Especializados, que desempenha um papel fundamental na assistência farmacêutica à população da Baixada Santista, atendendo cerca de 35 mil usuários por mês, entre atendimentos presenciais e via malote.

Com a ampla cobertura e a variedade de serviços disponibilizados, a unidade visa garantir que os pacientes recebam o tratamento necessário de forma eficiente e conveniente.

A parceria da Fundação do ABC com o Governo do Estado de São Paulo para a gestão do AME Santos é um passo importante para melhorar o acesso e a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população da Baixada Santista. Com a renovação do contrato, essa parceria tem potencial para impactar positivamente a vida de centenas de milhares de pessoas na região.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo