Maior evento de cultura pop do Brasil, a CCXP conta com a presença de Thina Curtis, um ícone dos fanzines e HQs.

A Comic Con Experience (CCXP) começa nesta quinta-feira (30/11) e promete muitas atrações e novidades no mundo da cultura pop. Uma das principais atrações desse ano é a presença da artista andreense Thina Curtis, que estará no Artist’s Valley by Bis junto com renomados quadrinistas do Brasil e do mundo, incluindo artistas que trabalham para grandes empresas de quadrinhos como Marvel e DC Comics.

Thina Curtis é reconhecida como uma referência no mundo dos fanzines e HQs, atuando nesse meio há mais de três décadas e sendo uma das artistas mais premiadas na área. Durante o evento, a artista lançará o livro “BraZineiras”, que já está praticamente esgotado, contendo 36 relatos de mulheres que atuam nos fanzines e HQs.

Entre as mulheres presentes no livro está Sonia Buyten, que completa 50 anos de carreira dedicados aos fanzines e HQs. O prefácio é assinado pela pesquisadora e socióloga Paula de Guerra de Portugal, enquanto a orelha será feita pela jornalista e escritora Olga Defavari, e a capa será ilustrada por Luanda Soares. O livro é uma parceria pela Editora Timo.

Thina Curtis é mais do que uma simples artista. Ela é fanzineira, poeta, roteirista, arte educadora e produtora cultural. Além disso, ela organiza a feira de fanzines e publicações independentes itinerante Fanzinada em Santo André há 12 anos e o Café Ilustrado & Convidados há cinco anos. Ela também é patrona da Fanzinoteka Municipal de Barueri e do Acervo feminista Thina Curtis no Instituto Federal de Macaé (Fanzinoteca Macaé) RJ, além de conselheira de Cultura Geek em São Bernardo desde 2022.

Ao longo dos anos 2000, Thina criou o projeto Fanzinada, promovendo encontros com autores, quadrinistas, ilustradores e produtores, expondo suas obras e artes, além de realizar painéis, debates e workshops, agregando cada vez mais pessoas para conhecer a arte de produzir fanzines. Ela também é responsável por diversos projetos que circulam e promovem a cultura fanzineira dentro do meio educacional e na sociedade, ganhando prestígio e reconhecimento pelo país.

A artista já recebeu diversas indicações a prêmios literários e de quadrinhos, e conquistou o 33ª Angelo Agostini em 2017, na categoria “Melhor Fanzine de Quadrinhos” com o Fanzine Café Ilustrado, em parceria com a ilustradora Fabi Menassi.

A presença de Thina Curtis na CCXP promete ser um destaque, não apenas pela sua arte, mas também pelo seu comprometimento e contribuição para a cultura dos fanzines e HQs.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo