Greve afeta transporte público em São Paulo; Serviços essenciais funcionam normalmente.

A terça-feira começou com diversos serviços e transporte público comprometidos em São Paulo devido à greve dos funcionários do metrô, Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). As equipes das três empresas estão monitorando a adesão à greve e adotando medidas de contingência para minimizar os impactos na prestação dos serviços públicos à população.

As linhas de transporte metropolitano concedidas, como a linha 4-Amarela e 5-Lilás de metrô e 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, estão operando normalmente. Já as linhas de metrô e trens metropolitanos estão funcionando parcialmente. No momento, o metrô está operando da seguinte forma: a Linha 1-Azul está funcionando de Tiradentes até Ana Rosa, a Linha 2-Verde do Alto do Ipiranga até Vila Madalena e a Linha 3-Vermelha de Bresser-Mooca até Marechal Deodoro. Já a Linha 15- Prata está fechada. Na CPTM, a Linha 7-Rubi está funcionando de Luz a Caieiras com intervalo de até 10 minutos, a Linha 10-Turquesa de Brás até Mauá com intervalo de até 15 minutos, a Linha 11-Coral de Luz até Guaianases com intervalo de até 6 minutos, a Linha 12-Safira de Brás até Calmon Viana com intervalo de até 12 minutos e a Linha 13-Jade de Engenheiro Goulart até o Aeroporto de Guarulhos com intervalo de até 30 minutos.

O Tribunal Regional do Trabalho (TRT) expediu certidão parcial atestando que o Sindicato dos Metroviários não cumpriu a decisão judicial que determinava o funcionamento de 80% do sistema nos horários de pico e 60% nos outros horários. A multa diária prevista pelos magistrados é de R$ 700 mil.

Os ônibus municipais e intermunicipais circulam normalmente e as linhas metropolitanas gerenciadas pela EMTU estão com intensificação da operação e extensão de itinerário para amenizar os impactos da greve. Já a Sabesp segue operando regularmente, assim como os serviços de segurança pública e restaurantes.

O Governo de São Paulo determinou ponto facultativo nos serviços públicos estaduais da capital nesta terça-feira, visando reduzir prejuízos à população e garantir a remarcação de consultas e exames. O posto de coleta da Fundação Pró-Sangue também funcionam normalmente.

Acompanhe pelas redes oficiais do Governo de SP a atualização dos serviços públicos e os impactos da greve dos funcionários do Metrô, CPTM e Sabesp. Novos boletins também serão divulgados periodicamente.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo