Comissão Mista de Mudanças Climáticas discute projeto que cria Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Carbono para reduzir impacto ambiental.

A Comissão Mista de Mudanças Climáticas se reuniu na última terça-feira (28) para debater o projeto de lei 412/2022, que estabelece a criação do Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões de Carbono. O mercado de crédito de carbono é uma ferramenta utilizada para compensar a emissão de gases de efeito estufa, e a proposta já foi aprovada no Senado e agora está sendo analisada na Câmara dos Deputados.

Durante a discussão, especialistas enfatizaram a importância da aprovação do projeto, ressaltando os benefícios que a criação do sistema pode trazer para o meio ambiente e para a economia do país. O comércio de emissões de carbono é visto como uma forma eficaz de reduzir a emissão de gases poluentes e de incentivar a adoção de práticas mais sustentáveis pelas empresas.

Além disso, a implementação do sistema também pode abrir oportunidades para a geração de novos negócios e investimentos no setor de energias renováveis e na redução da pegada de carbono de diversas indústrias. Com isso, o Brasil poderá se posicionar como um país comprometido com a questão ambiental e alinhado com as metas internacionais de redução das emissões de gases de efeito estufa.

No entanto, a discussão em torno do projeto também levantou questionamentos e preocupações, especialmente relacionados à forma como o sistema será regulamentado e fiscalizado, garantindo que o comércio de créditos de carbono seja transparente e eficaz na redução das emissões.

Diante disso, a Comissão Mista de Mudanças Climáticas segue atenta às contribuições e sugestões de especialistas e representantes da sociedade civil, buscando aprimorar o projeto e garantir que a criação do Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões de Carbono seja benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a economia do país.

A discussão sobre o projeto de lei 412/2022 continua em andamento, e a expectativa é que a Comissão Mista de Mudanças Climáticas forneça as diretrizes necessárias para que a proposta seja aprovada e implementada de forma eficiente e responsável.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo