Alunos do interior de SP podem fazer provas de 2024 do Provão Paulista se perderem segunda prova devido à greve

Os alunos do 1º e 2º anos de ensino médio matriculados nos institutos federais do interior de São Paulo, que não conseguirem permanecer na capital paulista para realizar a segunda prova do Provão Paulista Seriado, não serão eliminados do exame e poderão fazer as provas em 2024. Isso ocorreu devido à greve de metroviários e ferroviários no dia 28 de novembro, o que levou a Secretaria da Educação paulista a alterar as datas das provas para este grupo.

Conforme as regras estabelecidas, os alunos que não fizerem todas as provas em algum dos três anos são automaticamente desclassificados de tentar uma vaga nas universidades. Entretanto, diante da mudança de datas em cima da hora, o Ministério Público de São Paulo recomendou ao governo, liderado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), a alteração das regras do Provão Paulista. O governo acatou o pedido e divulgou uma nota afirmando que alunos de institutos federais de São Paulo e de redes públicas de outros estados terão direito de participar do Provão Paulista em 2024 caso não possam comparecer ao segundo dia do exame devido à greve dos transportes em SP.

Alunos prejudicados terão até o dia 8 de dezembro para enviar um e-mail com documentos que comprovem a impossibilidade de participar do segundo dia de prova, para que sejam avaliados pela Educação. Uma comissão será formada pela secretaria e pelas instituições de ensino superior conveniadas, como USP, Unicamp, Unesp, Fatecs e Univesp, para definir as regras de pontuação desses estudantes nos anos seguintes.

Estudantes federais de São Paulo terão que viajar de ônibus por até nove horas para fazer o Provão, diferentemente dos candidatos da rede estadual e municipal, o que gerou críticas de pais e especialistas. O governo afirmou que os alunos do instituto federal serão alocados no grupo B de classificação, juntamente com estudantes de outros estados e da rede municipal. Alunos da rede estadual paulista estão no grupo A de distribuição de vagas.

As provas das três séries serão compostas por 90 questões de múltipla escolha e, no caso dos alunos da 3ª série, haverá uma redação. No primeiro dia, as provas abrangerão linguagens e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias. No segundo dia, matemática e suas tecnologias, ciências humanas e suas tecnologias e redação. Para realizar o exame, os alunos precisam levar um documento oficial de identidade com foto e uma caneta esferográfica transparente com tinta preta.

As instituições parceiras do Provão terão um total de 15.369 vagas para distribuir, sendo 1.500 vagas para a USP, 325 vagas para a Unicamp, 934 vagas para a Unesp, 2.610 vagas para a Univesp, e 10 mil vagas para as Fatecs.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo